Logo IFRJ

Workshop de Construção de Patentes Relevantes

A Coordenação de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual (CTPI) do IFRJ, em parceria com a FORTEC (Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia), está oferecendo, gratuitamente, inscrição no Workshop de Construção de Patentes Relevantes, que acontecerá no dia 09/11, das 9h às 12h.

No workshop serão colocados em prática a lógica e os porquês que estão por trás da construção de patentes que realmente valham a pena serem depositadas, tramitadas e mantidas.

Serão expostos os seguintes pontos:

1. Patentes como instrumentos para impedir terceiros de usarem invenções (soluções técnicas novas e não óbvias para problemas técnicos) que tenham sido concebidas.
2. Definição de problemas técnicos, subproblemas técnicos e construções mínimas como base para patentes relevantes.
3. Patentes como fontes de informações e fontes para aprendizagem sobre como redigir patentes.

O Workshop será ministrado por Henry Suzuki, sócio fundador e diretor-geral da Axonal Consultoria Tecnológica; titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil; membro do Conselho Consultivo do FORTEC e membro da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-SP. Atuante em diversas redes, tem se dedicado à missão de disseminar conhecimentos sobre inteligência tecnológica, inovação e patentes.

Os interessados devem se inscrever neste link, pois haverá emissão de declarações para comprovação curricular para os que quiserem, além da necessidade de verificar as vagas do IFRJ.

A reunião acontecerá por meio do Zoom . O ID da reunião é 847 6331 8731 e a senha de acesso é 425926.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS