VIII Fórum de Inovação Tecnologia e Educação (Fórum ITE) 2023 acontece nesta semana

O VIII Fórum de Inovação Tecnologia e Educação (Fórum ITE) 2023 acontece a partir da quinta-feira, 10/08. O Fórum ITE teve início em 2011 e a sua última edição ocorreu 2018, realizada juntamente com XII Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT). Devido à pandemia, não foi possível dar continuidade ao evento.

Agora, com a retomada das atividades, e com aprendizado na realização de eventos de forma online, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) resolveu resgatar a experiência do Fórum ITE, trazendo-o de maneira online na sua VIII edição, junto com o primeiro Desafio Inovação do IFRJ (Desafio INOVA IFRJ).

No desafio INOVA IFRJ será a primeira vez em que se procura ter envolvimento de estudantes e mentores na busca de ideias para problemas enfrentados nos campis do IFRJ e na educação profissional.

Outro ponto basilar do evento será a promoção e divulgação para toda comunidade do IFRJ, dos ambientes promotores de inovação que existem na instituição, como incubadoras, IFMakers, projetos aplicados entre outros. E parcerias estratégicas que ampliarão horizontes do empreendedorismo e da inovação para os estudantes.

O evento busca também divulgar o que a rede federal vem realizando, e como é possível ampliar parcerias focando nos ambientes de inovação, ver como projetos de pesquisa aplicada, inovação e empreendedorismo têm ampliado a formação profissional com projetos em Polos de Inovação, LabMakers, Incubadoras, Startups e SpinOffs, entre outros.

“Esperamos que este evento traga um novo olhar para inovação e empreendedorismo no IFRJ, mostrando o que nossa instituição vem realizando, e também contribuindo para visão da comunidade sobre o que é a inovação, e como a educação profissional do futuro demanda inovar. Convidamos a todos a participarem. O evento será transmitido pelo canal do Youtube do IFRJ e será possível responder perguntas e interagir com temas no evento”, explicou a diretora da Agência de Inovação do IFRJ, Patrícia Ferreira.

Confira aqui a programação dos eventos.