Logo IFRJ

Servidores do IFRJ de olho no futuro

CST realiza palestra sobre Programa de Preparação para Aposentadoria

 

A Coordenação de Saúde do Trabalhador realizou, na tarde do dia 04 de abril, no campus Rio de Janeiro, o "II Saúde In Foco", com uma palestra sobre o Programa de Preparação para Aposentadoria que será implantado no IFRJ.

 

Com o tema “A decisão da aposentadoria e a importância do seu planejamento”, a palestra foi ministrada pela convidada e doutora em Psicologia, Lúcia Helena França, que, de forma objetiva, explicou aos presentes a importância do pré e pós-planejamento do trabalhador que deseja se aposentar.

 

Para a palestrante, o contexto social em que vive o empregado influencia nas decisões a serem tomadas para o futuro, assim como na expectativa de vida que, atualmente no Brasil, atinge a média de 76 anos. “A finalidade do Programa de Preparação para Aposentadoria é o bem-estar”.

 

Lúcia Helena também explicou que o servidor possui três opções para o futuro: continuar trabalhando, praticar o bridge employment (trabalho com flexibilidade que não exige muito o tempo de quem pratica), e a aposentadoria definitiva. Ela disse ainda que se aposentar é como ter uma segunda adolescência pois é um momento em que doenças como depressão e insônia podem atingir o aposentado devido à mudança de hábito.

 

No fim do evento, ela sugeriu aos presentes que aproveitassem a liberdade que possuem, mas que não esquecessem de se planejar. “O que é prioridade na vida de vocês? Pensem, pois é a partir daí que se faz um plano de vida”, finalizou.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS