Campus Rio de Janeiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro -  IFRJ - foi criado de acordo com a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (CEFET Química de Nilópolis-RJ), seguida da integração do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, até então vinculado à Universidade Federal Fluminense.

O IFRJ tem, na sua trajetória, atuado na formação de jovens e adultos trabalhadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável, amparado nos princípios da ética e da cidadania. Nossa perspectiva de uma educação inclusiva tenta resgatar o direito ao conhecimento e à formação profissional de cidadãos, principalmente daqueles historicamente marginalizados, a quem sempre foi negado o direito de participação e intervenção consciente nos grandes temas que norteiam a vida de uma sociedade. Um processo histórico de espoliação e negação dos princípios básicos de cidadania. O direito ao conhecimento, que foi negado a amplas camadas de nosso povo, tem provocado distorções tão gritantes em nossa sociedade, que somente uma intervenção planejada e amparada nos princípios da politecnia poderá resgatá-lo, e assim dar início a um novo processo de formação de trabalhadores livres, críticos, conscientes e sujeitos das transformações de que nosso país necessita. Tendo o trabalho como agente educativo, a histórica relação de nossa Instituição com o mundo do trabalho, associada a um modelo democrático de gestão que vimos implementando, credencia-nos para novos desafios.

Esse novo modelo, no qual se baseia a construção dos Institutos Federais, resgata o compromisso de socialização do conhecimento científico e tecnológico, disponibilizando todo seu aparato cultural e tecnológico à sociedade. O IFRJ se constitui em polo de conhecimento, promovendo atividades culturais nas suas diversas expressões, como nas artes, nos esportes, nas ciências e nas novas tecnologias. Ele atua fortemente no apoio ao desenvolvimento regional, contribuindo assim com o próprio desenvolvimento nacional, com forte atenção às novas tendências do mundo produtivo e aos arranjos locais e nacionais, desenvolvendo pesquisa em novos processos e produtos, na formação de novos educadores, envolvendo sua comunidade interna e atraindo a comunidade externa para somar forças nessa grande tarefa de promover o desenvolvimento humano na sua plenitude.

Notícias

AsCom | 26/08/2014 - 14:09
26/08/2014 - 14:16

Encontra-se aberta a Chamada CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014, que visa apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica aplicada, de extensão tecnológica, que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País nas seguintes Linhas de Apoio.

 

As inscrições vão até o dia 23 de outubro.

 

Para mais informações acesse os links abaixo:

 

Chamada CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014 - Linha 1: PD&I
...

AsCom | 25/08/2014 - 13:57
25/08/2014 - 13:57

A aula inaugural do curso de Direitos Humanos do campus Rio de Janeiro aconteceu no último sábado, 23, e trouxe como tema a questão 'Direitos humanos: o que são, como surgiram, para que servem?'.

 

Aproximadamente 30 alunos assistiram à aula ministrada pelo professor e membro da Anistia Internacional, Maurício Santoro e contou com a participação do presidente do Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH), João Tancredo. 

 

O curso, financiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, é oriundo de uma cooperação técnica assinada em 2012 entre o DDH e o IFRJ, através da PROEX.

 

...

AsCom | 22/08/2014 - 15:17
22/08/2014 - 17:02

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), diante do episódio ocorrido no estacionamento do campus Duque de Caxias - roubo do veículo de um docente, seguido de sequestro-relâmpago -, esclarece que está tomando todas as medidas cabíveis junto aos órgãos de segurança para assegurar tranquilidade à comunidade e retomar as aulas na unidade o mais rápido possível.
 

Eventos

AsCom | 20/08/2014 - 15:23
20/08/2014 - 15:23

Acontecerá entre os dias 23 de agosto e 01 de novembro no campus Rio de Janeiro o Curso popular em Direitos Humanos.

 

O curso é oriundo de uma cooperação técnica assinada em 2012 entre o Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH) e o IFRJ através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

 

As aulas acontecerão aos sábados das 9h às 13h.

 

Abaixo a programação de todas as aulas:

 

 

AsCom | 20/08/2014 - 14:13
20/08/2014 - 14:37

 

AsCom | 11/08/2014 - 13:49
14/08/2014 - 12:41

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), em parceria com a Embrapa, promoverá o III Seminário em Inovação e Tecnologia na Área de Alimentos, no campus Rio de Janeiro. O evento, marcado para o dia 23 de outubro, tem como objetivo apresentar para empresas, profissionais e estudantes do setor de alimentos as principais tendências e inovações pertinentes à área da Ciência e Tecnologia de Alimentos. Além disso, o seminário pretende ressaltar a relevância dos Mestrados Profissionais na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, no benefício da geração de novos produtos e tecnologias e do aumento da produtividade, com a atenção às questões sociais e ambientais.

 

O III Seminário em Inovação e Tecnologia na área de Alimentos conta...

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco