Campus Rio de Janeiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro -  IFRJ - foi criado de acordo com a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (CEFET Química de Nilópolis-RJ), seguida da integração do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, até então vinculado à Universidade Federal Fluminense.

O IFRJ tem, na sua trajetória, atuado na formação de jovens e adultos trabalhadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável, amparado nos princípios da ética e da cidadania. Nossa perspectiva de uma educação inclusiva tenta resgatar o direito ao conhecimento e à formação profissional de cidadãos, principalmente daqueles historicamente marginalizados, a quem sempre foi negado o direito de participação e intervenção consciente nos grandes temas que norteiam a vida de uma sociedade. Um processo histórico de espoliação e negação dos princípios básicos de cidadania. O direito ao conhecimento, que foi negado a amplas camadas de nosso povo, tem provocado distorções tão gritantes em nossa sociedade, que somente uma intervenção planejada e amparada nos princípios da politecnia poderá resgatá-lo, e assim dar início a um novo processo de formação de trabalhadores livres, críticos, conscientes e sujeitos das transformações de que nosso país necessita. Tendo o trabalho como agente educativo, a histórica relação de nossa Instituição com o mundo do trabalho, associada a um modelo democrático de gestão que vimos implementando, credencia-nos para novos desafios.

Esse novo modelo, no qual se baseia a construção dos Institutos Federais, resgata o compromisso de socialização do conhecimento científico e tecnológico, disponibilizando todo seu aparato cultural e tecnológico à sociedade. O IFRJ se constitui em polo de conhecimento, promovendo atividades culturais nas suas diversas expressões, como nas artes, nos esportes, nas ciências e nas novas tecnologias. Ele atua fortemente no apoio ao desenvolvimento regional, contribuindo assim com o próprio desenvolvimento nacional, com forte atenção às novas tendências do mundo produtivo e aos arranjos locais e nacionais, desenvolvendo pesquisa em novos processos e produtos, na formação de novos educadores, envolvendo sua comunidade interna e atraindo a comunidade externa para somar forças nessa grande tarefa de promover o desenvolvimento humano na sua plenitude.

Notícias

AsCom | 26/05/2015 - 15:56
26/05/2015 - 15:57

O Ministério da Educação, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO), da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), lançou em 18 de setembro de 2014 o projeto Desafio da Sustentabilidade, por meio do edital nº 01/2014, objetivando identificar, avaliar e selecionar propostas inovadoras para a redução de custos nas Instituições Federais de Ensino, tendo como bases a participação social, a sustentabilidade e a eficiência do gasto público.


O projeto Desafio da Sustentabilidade foi realizado na forma de uma grande consulta pública com a utilização de uma nova técnica, que incentiva a inovação aberta, chamada crowdstorming. Derivado do brainstorm...

AsCom | 25/05/2015 - 13:31
25/05/2015 - 13:31

 

O IFRJ deu início ao projeto Reitoria Itinerante no dia 21 de maio. Nessa atividade, o reitor Paulo Assis e os pró-reitores da Instituição visitarão todos os campi do instituto ao longo do semestre. Tendo como objetivo principal promover mais integração entre a Reitoria e os corpos docente e discente de cada campus, o reitor se propõe a ouvir as demandas, colocar em discussão pontos importantes e debater novas diretrizes.

 

O campus Rio de Janeiro foi o primeiro a receber a visita do projeto. Durante toda a manhã e parte da tarde, o reitor Paulo...

AsCom | 22/05/2015 - 13:17
22/05/2015 - 17:10

 

O campus Rio de janeiro do IFRJ, no intuito de aprimorar as atividades desenvolvidas no curso Técnico em Alimentos, oferecido pelo campus, realizou entre os dias 12 e 15 de maio, em Minas Gerais, um conjunto de visitas técnicas em importantes laboratórios e estabelecimentos processadores de alimentos.

 

 

Acompanhados pelos professores Fabio Macedo, Loudes Masson e Denise Bouts, os estudantes, que iniciam o último período do curso, tiveram a oportunidade de acompanhar diferentes processos tecnológicos, logísticos e de controle de...

Eventos

AsCom | 15/05/2015 - 16:30
15/05/2015 - 16:30

AsCom | 07/05/2015 - 15:51
07/05/2015 - 15:51

AsCom | 07/05/2015 - 15:09
07/05/2015 - 15:09

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco