Campus Rio de Janeiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro -  IFRJ - foi criado de acordo com a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (CEFET Química de Nilópolis-RJ), seguida da integração do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, até então vinculado à Universidade Federal Fluminense.

O IFRJ tem, na sua trajetória, atuado na formação de jovens e adultos trabalhadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável, amparado nos princípios da ética e da cidadania. Nossa perspectiva de uma educação inclusiva tenta resgatar o direito ao conhecimento e à formação profissional de cidadãos, principalmente daqueles historicamente marginalizados, a quem sempre foi negado o direito de participação e intervenção consciente nos grandes temas que norteiam a vida de uma sociedade. Um processo histórico de espoliação e negação dos princípios básicos de cidadania. O direito ao conhecimento, que foi negado a amplas camadas de nosso povo, tem provocado distorções tão gritantes em nossa sociedade, que somente uma intervenção planejada e amparada nos princípios da politecnia poderá resgatá-lo, e assim dar início a um novo processo de formação de trabalhadores livres, críticos, conscientes e sujeitos das transformações de que nosso país necessita. Tendo o trabalho como agente educativo, a histórica relação de nossa Instituição com o mundo do trabalho, associada a um modelo democrático de gestão que vimos implementando, credencia-nos para novos desafios.

Esse novo modelo, no qual se baseia a construção dos Institutos Federais, resgata o compromisso de socialização do conhecimento científico e tecnológico, disponibilizando todo seu aparato cultural e tecnológico à sociedade. O IFRJ se constitui em polo de conhecimento, promovendo atividades culturais nas suas diversas expressões, como nas artes, nos esportes, nas ciências e nas novas tecnologias. Ele atua fortemente no apoio ao desenvolvimento regional, contribuindo assim com o próprio desenvolvimento nacional, com forte atenção às novas tendências do mundo produtivo e aos arranjos locais e nacionais, desenvolvendo pesquisa em novos processos e produtos, na formação de novos educadores, envolvendo sua comunidade interna e atraindo a comunidade externa para somar forças nessa grande tarefa de promover o desenvolvimento humano na sua plenitude.

Notícias

AsCom | 29/10/2014 - 10:21
29/10/2014 - 10:24
Os Diretores Gerais do IFRJ, neste momento de profunda tristeza, compartilham com toda a comunidade, do imenso pesar pela perda do nosso prezado Professor Geraldo Jose Lima.
 
Ao familiares e amigos, nossos sentimentos.
AsCom | 16/10/2014 - 14:45
17/10/2014 - 11:59

 

A cerimônia de posse dos novos representantes do Conselho Superior para o biênio 2014-2016 do IFRJ foi realizada na manhã de hoje, 16 de outubro, na sala de reuniões da Reitoria.

 

O reitor Paulo Assis deu as boas-vindas aos novos conselheiros e falou sobre a importância das eleições. “Gostaria de parabenizar a todos e dizer que este é um momento histórico. Tivemos a participação ativa de todos os setores neste processo. Espero que esta gestão tenha uma agenda...

AsCom | 17/10/2014 - 10:04
17/10/2014 - 10:04

Estão abertas até 19 de novembro próximo as inscrições de projetos de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país, a partir da seleção de professores para programa de capacitação na Finlândia. O processo integra chamada pública do programa Professores para o Futuro, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

De acordo com a chamada pública, que prevê investimento de R$ 2 milhões, professores de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica devem avaliar a atuação da unidade de ensino em sua região de influência e, a partir daí, propor estratégias de apoio ao desenvolvimento local, com ações de...

Eventos

AsCom | 29/10/2014 - 10:53
29/10/2014 - 10:53

 

 

O Curso Popular de Direitos Humanos foi realizado no campus Rio de Janeiro pelo Instituto de Defensores dos Direitos Humanos (DDH), com financiamento do Fundo Brasil de Direitos Humanos, através de Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o IFRJ e o DDH, desde 2012.


A relação entre as duas instituições se materializa através da pesquisa intitulada "Cultura Pacificada? Os impactos culturais das Unidades de Polícia Pacificadora", coordenada pela professora...

AsCom | 20/10/2014 - 12:08
20/10/2014 - 12:08

O IFRJ, em parceria com a EMBRAPA, promove nos dias 23 e 24 de outubro, no campus Rio de Janeiro, o III Seminário em Inovação e Tecnologia na área de Alimentos. Este evento tem como objetivo apresentar a empresas, profissionais e estudantes do setor de alimentos as principais tendências e inovações da área da Ciência e Tecnologia de Alimentos. Além disso, o seminário pretende ressaltar a relevância dos Mestrados Profissionais na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, no benefício da geração de novos produtos e tecnologias e do aumento da produtividade, com a atenção às questões sociais e ambientais.


O III Seminário em Inovação e Tecnologia na área de Alimentos contará com palestras de profissionais renomados na área de alimentos, e com a apresentação de trabalhos...

AsCom | 07/10/2014 - 10:54
07/10/2014 - 10:55

 

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco