Campus Rio de Janeiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro -  IFRJ - foi criado de acordo com a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (CEFET Química de Nilópolis-RJ), seguida da integração do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, até então vinculado à Universidade Federal Fluminense.

O IFRJ tem, na sua trajetória, atuado na formação de jovens e adultos trabalhadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável, amparado nos princípios da ética e da cidadania. Nossa perspectiva de uma educação inclusiva tenta resgatar o direito ao conhecimento e à formação profissional de cidadãos, principalmente daqueles historicamente marginalizados, a quem sempre foi negado o direito de participação e intervenção consciente nos grandes temas que norteiam a vida de uma sociedade. Um processo histórico de espoliação e negação dos princípios básicos de cidadania. O direito ao conhecimento, que foi negado a amplas camadas de nosso povo, tem provocado distorções tão gritantes em nossa sociedade, que somente uma intervenção planejada e amparada nos princípios da politecnia poderá resgatá-lo, e assim dar início a um novo processo de formação de trabalhadores livres, críticos, conscientes e sujeitos das transformações de que nosso país necessita. Tendo o trabalho como agente educativo, a histórica relação de nossa Instituição com o mundo do trabalho, associada a um modelo democrático de gestão que vimos implementando, credencia-nos para novos desafios.

Esse novo modelo, no qual se baseia a construção dos Institutos Federais, resgata o compromisso de socialização do conhecimento científico e tecnológico, disponibilizando todo seu aparato cultural e tecnológico à sociedade. O IFRJ se constitui em polo de conhecimento, promovendo atividades culturais nas suas diversas expressões, como nas artes, nos esportes, nas ciências e nas novas tecnologias. Ele atua fortemente no apoio ao desenvolvimento regional, contribuindo assim com o próprio desenvolvimento nacional, com forte atenção às novas tendências do mundo produtivo e aos arranjos locais e nacionais, desenvolvendo pesquisa em novos processos e produtos, na formação de novos educadores, envolvendo sua comunidade interna e atraindo a comunidade externa para somar forças nessa grande tarefa de promover o desenvolvimento humano na sua plenitude.

Notícias

AsCom | 21/01/2015 - 10:56
21/01/2015 - 10:57

Estão abertas as inscrições para o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT). O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de maio no Centro de Convenções de Pernambuco. Nesta edição, o tema é “Diversidade, Cidadania e Inovação”. Todos os regulamentos estão disponíveis no site www.fmept.org, onde também é possível se inscrever gratuitamente.


A programação do FMEPT inclui Conferências, Debates, Palestras, Observatórios, Mostra de Pôsteres, Minicursos, Feira de Economia Solidária, Mostra de Inovação Tecnológica, Feira de Gastronomia e muitas atividades culturais como apresentações de teatro, música e dança. As inscrições são divididas em três categorias: ouvinte, mostra de pôsteres e atividades...

AsCom | 16/01/2015 - 14:54
16/01/2015 - 14:54

Saiba tudo sobre procedimentos e orientações para retirada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio através do ENEM 2014

 

Clique aqui.

 
 

 

AsCom | 15/01/2015 - 13:24
15/01/2015 - 13:26

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) torna público o processo de transferência interna entre os cursos de graduação.


O processo de transferência interna destina-se aos estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de graduação ofertados pelo IFRJ e que estejam interessados na transferência de turno ou de campus entre cursos idênticos ou na transferência entre cursos conforme critérios e afinidades estabelecidos no Anexo I do edital.


Para candidatar-se, o estudante deverá atender os seguintes critérios: ter cumprido, com êxito, o mínimo de 12 créditos no curso de origem ou 162 horas, até a data do término das inscrições; e possuir Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) mínimo de 50 pontos, em uma escala de zero a 100.


O processo...

Eventos

AsCom | 26/11/2014 - 13:06
01/12/2014 - 10:29

O campus Rio de Janeiro promove entre os dias 01 e 06 de dezembro a XXXIV Feira da Química: IFRJ, Ciência & Cultura, com a temática “Energia: Tendências e Desafios do Século XXI”.

 

A novidade deste ano é a galeria de fotos do evento. Poste suas fotos da Semana da Química com a tag #SemanaDaQuímicaCRJ e apareça nas mídias sociais do campus. A foto mais curtida ganhará um prêmio na cerimônia de encerramento.

 

Facebook: CoEx Campus Rio de Janeiro

 

Instagram: @Ifrj.rj

 

Clique...

AsCom | 19/11/2014 - 11:28
19/11/2014 - 11:29

 

Mais informações, acesse o facebook da União Estadual dos Estudantes Secundaristas UEES - RJ ou pelo WhatsApp (24) 98112-1917.

 

Para os interessados pelo encontro, terá ônibus saindo de algumas cidades.
 

AsCom | 11/11/2014 - 12:47
11/11/2014 - 12:49

 

Com parceria e apoio do IFRJ, o Museu da Maré recebe, de 21 de novembro de 2014 a 31 de janeiro de 2015, a Exposição da Maré ao Canindé, inspiração para as periferias". A exposição é inspirada na trajetória de Dona Orosina Vieira, uma das primeiras moradoras da Maré, e de Carolina Maria de Jesus, autora de "Quarto de despejo: Diário de uma favelada" (1960), diário em que relatava seu dia a dia em favelas da cidade de São Paulo.

 

O campus Rio de Janeiro vai disponibilizar transporte a alunos e servidores no dia da...

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco