Campus Rio de Janeiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro -  IFRJ - foi criado de acordo com a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (CEFET Química de Nilópolis-RJ), seguida da integração do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, até então vinculado à Universidade Federal Fluminense.

O IFRJ tem, na sua trajetória, atuado na formação de jovens e adultos trabalhadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável, amparado nos princípios da ética e da cidadania. Nossa perspectiva de uma educação inclusiva tenta resgatar o direito ao conhecimento e à formação profissional de cidadãos, principalmente daqueles historicamente marginalizados, a quem sempre foi negado o direito de participação e intervenção consciente nos grandes temas que norteiam a vida de uma sociedade. Um processo histórico de espoliação e negação dos princípios básicos de cidadania. O direito ao conhecimento, que foi negado a amplas camadas de nosso povo, tem provocado distorções tão gritantes em nossa sociedade, que somente uma intervenção planejada e amparada nos princípios da politecnia poderá resgatá-lo, e assim dar início a um novo processo de formação de trabalhadores livres, críticos, conscientes e sujeitos das transformações de que nosso país necessita. Tendo o trabalho como agente educativo, a histórica relação de nossa Instituição com o mundo do trabalho, associada a um modelo democrático de gestão que vimos implementando, credencia-nos para novos desafios.

Esse novo modelo, no qual se baseia a construção dos Institutos Federais, resgata o compromisso de socialização do conhecimento científico e tecnológico, disponibilizando todo seu aparato cultural e tecnológico à sociedade. O IFRJ se constitui em polo de conhecimento, promovendo atividades culturais nas suas diversas expressões, como nas artes, nos esportes, nas ciências e nas novas tecnologias. Ele atua fortemente no apoio ao desenvolvimento regional, contribuindo assim com o próprio desenvolvimento nacional, com forte atenção às novas tendências do mundo produtivo e aos arranjos locais e nacionais, desenvolvendo pesquisa em novos processos e produtos, na formação de novos educadores, envolvendo sua comunidade interna e atraindo a comunidade externa para somar forças nessa grande tarefa de promover o desenvolvimento humano na sua plenitude.

Notícias

AsCom | 30/03/2015 - 13:21
30/03/2015 - 13:30

 

 

Competições serão disputadas nos dias 6 e 7 de junho


Os campi do IFRJ já podem inscrever suas equipes para participar dos II Jogos Intercampi do Instituto. Alunos e servidores da instituição formarão times de futebol society, voleibol de praia, handebol, tênis de mesa e xadrez. As competições estão marcadas para os dias 6 e 7 de junho.

 

As inscrições das equipes devem ser feitas pelos campi, de 25 de março a 10 de abril, por meio de formulário de inscrição, enviado por e-mail de acordo com as...

AsCom | 30/03/2015 - 10:59
30/03/2015 - 11:20

 

 

Estudante cursará o ensino médio integrado ao curso técnico. É preciso ter, no mínimo, 18 anos na data da matrícula

 

Jovens e adultos podem ser candidatar a uma das vagas dos cursos técnicos, integrados ao ensino médio, oferecidos pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). É preciso ter o ensino fundamental completo e a idade mínima de 18 anos na data da matrícula.



São ao todo 167 vagas, divididas em cinco campi, nos cursos de Manutenção e Suporte em Informática (Arraial do Cabo, 36 vagas; Duque...

AsCom | 27/03/2015 - 11:23
27/03/2015 - 14:30

Debate ocorreu no último dia 16

 

IFRJ participou de plenária que debateu a ampliação do benefício

 

O IFRJ participou, no último dia 16, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) sobre o cumprimento e a ampliação da Lei do Passe Livre Estudantil. O convite foi feito pelo deputado estadual Carlos Minc, presidente da Comissão Especial para Acompanhar o Cumprimento das Leis e de Combate à Impunidade e Violência.

 

Temas como violações de direitos dos estudantes, precariedade dos serviços de...

Eventos

AsCom | 16/03/2015 - 11:59
16/03/2015 - 11:59

 

AsCom | 27/02/2015 - 13:48
09/03/2015 - 11:58

AsCom | 19/02/2015 - 12:48
19/02/2015 - 12:48

 

 

O Ministério da Educação lançou um novo programa para a valorização dos diretores de escolas das redes municipais, estaduais e distrital. Para isso, quer ouvir você, cidadão brasileiro, suas ideias e propostas para dar forma a este programa.

 

Acesse: http://diretorprincipal.mec.gov.br/.

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco