Campus Rio de Janeiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro -  IFRJ - foi criado de acordo com a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (CEFET Química de Nilópolis-RJ), seguida da integração do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, até então vinculado à Universidade Federal Fluminense.

O IFRJ tem, na sua trajetória, atuado na formação de jovens e adultos trabalhadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável, amparado nos princípios da ética e da cidadania. Nossa perspectiva de uma educação inclusiva tenta resgatar o direito ao conhecimento e à formação profissional de cidadãos, principalmente daqueles historicamente marginalizados, a quem sempre foi negado o direito de participação e intervenção consciente nos grandes temas que norteiam a vida de uma sociedade. Um processo histórico de espoliação e negação dos princípios básicos de cidadania. O direito ao conhecimento, que foi negado a amplas camadas de nosso povo, tem provocado distorções tão gritantes em nossa sociedade, que somente uma intervenção planejada e amparada nos princípios da politecnia poderá resgatá-lo, e assim dar início a um novo processo de formação de trabalhadores livres, críticos, conscientes e sujeitos das transformações de que nosso país necessita. Tendo o trabalho como agente educativo, a histórica relação de nossa Instituição com o mundo do trabalho, associada a um modelo democrático de gestão que vimos implementando, credencia-nos para novos desafios.

Esse novo modelo, no qual se baseia a construção dos Institutos Federais, resgata o compromisso de socialização do conhecimento científico e tecnológico, disponibilizando todo seu aparato cultural e tecnológico à sociedade. O IFRJ se constitui em polo de conhecimento, promovendo atividades culturais nas suas diversas expressões, como nas artes, nos esportes, nas ciências e nas novas tecnologias. Ele atua fortemente no apoio ao desenvolvimento regional, contribuindo assim com o próprio desenvolvimento nacional, com forte atenção às novas tendências do mundo produtivo e aos arranjos locais e nacionais, desenvolvendo pesquisa em novos processos e produtos, na formação de novos educadores, envolvendo sua comunidade interna e atraindo a comunidade externa para somar forças nessa grande tarefa de promover o desenvolvimento humano na sua plenitude.

Notícias

AsCom | 14/04/2014 - 14:05
17/04/2014 - 17:56

A aluna de quinze anos da rede pública Letícia Maria de Lima Silva foi a primeira colocada geral no processo seletivo para o Ensino Médio e Técnico integrado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Com a maior pontuação dentre 300 candidatos aprovados, Letícia é estudante da rede pública desde criança e se matriculou nesta terça feira, dia 8 de abril no curso de Biotecnologia pelo sistema de cotas.

 

Com incentivo dos docentes do Colégio Estadual Oswaldo Teixeira, onde cursou todo o Ensino Fundamental, ela e outros colegas de classe concorreram a vagas em diferentes escolas técnicas. Letícia, que sempre foi boa aluna, ganhou indicação de uma professora para concorrer a uma bolsa de estudos em um curso preparatório e passou para o Cefet-RJ,...

AsCom | 11/04/2014 - 14:28
11/04/2014 - 14:28

O período de inscrição em disciplinas dos cursos de graduação do IFRJ começa na próxima 2ª feira, dia 14, e vai até o dia 17 de abril. No feriado do dia 18 de abril, as inscrições só poderão ser realizadas on line. 

 

Na página da diretoria de Gestão Acadêmica (DGA) já estão disponíveis os quadros de horários de alguns cursos dos campi Duque de Caxias, Nilópolis, Paracambi, Realengo, Rio de Janeiro e Volta Redonda.

 

Mais informações na página da DGA.  

AsCom | 09/04/2014 - 14:53
09/04/2014 - 14:53

A aluna do mestrado em ciência e tecnologia de alimentos Taíssa Felício do campus Rio de Janeiro conseguiu em março o depósito da patente no Instituto Nacional da Propriedade (INPI) referente à dissertação de mestrado sobre “o processo de preparação de queijo minas frescal com redução de sódio e adição de arginina”.

 

Orientada pelo professor Adriano da Cruz, o trabalho da mestranda foi produzido em cooperação com os alunos do Curso Técnico de Alimentos Thiago Serpa, Luiz Rodrigo e Paula Fernandes (PIBITs CNPQ) e as professoras do corpo docente do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e da Equipe de Alimentos Márcia Cristina, Luciana Nogueira e Renata Raices.

 

O trabalho foi desenvolvido inteiramente no IFRJ e mostrou a união dos...

Eventos

AsCom | 11/04/2014 - 14:05
11/04/2014 - 14:05

 

AsCom | 28/03/2014 - 14:36
28/03/2014 - 14:36

 

AsCom | 16/10/2013 - 15:53
01/11/2013 - 12:12

 

 

Confira aqui a programação.

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco