Campus Rio de Janeiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro -  IFRJ - foi criado de acordo com a Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (CEFET Química de Nilópolis-RJ), seguida da integração do Colégio Agrícola Nilo Peçanha, até então vinculado à Universidade Federal Fluminense.

O IFRJ tem, na sua trajetória, atuado na formação de jovens e adultos trabalhadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável, amparado nos princípios da ética e da cidadania. Nossa perspectiva de uma educação inclusiva tenta resgatar o direito ao conhecimento e à formação profissional de cidadãos, principalmente daqueles historicamente marginalizados, a quem sempre foi negado o direito de participação e intervenção consciente nos grandes temas que norteiam a vida de uma sociedade. Um processo histórico de espoliação e negação dos princípios básicos de cidadania. O direito ao conhecimento, que foi negado a amplas camadas de nosso povo, tem provocado distorções tão gritantes em nossa sociedade, que somente uma intervenção planejada e amparada nos princípios da politecnia poderá resgatá-lo, e assim dar início a um novo processo de formação de trabalhadores livres, críticos, conscientes e sujeitos das transformações de que nosso país necessita. Tendo o trabalho como agente educativo, a histórica relação de nossa Instituição com o mundo do trabalho, associada a um modelo democrático de gestão que vimos implementando, credencia-nos para novos desafios.

Esse novo modelo, no qual se baseia a construção dos Institutos Federais, resgata o compromisso de socialização do conhecimento científico e tecnológico, disponibilizando todo seu aparato cultural e tecnológico à sociedade. O IFRJ se constitui em polo de conhecimento, promovendo atividades culturais nas suas diversas expressões, como nas artes, nos esportes, nas ciências e nas novas tecnologias. Ele atua fortemente no apoio ao desenvolvimento regional, contribuindo assim com o próprio desenvolvimento nacional, com forte atenção às novas tendências do mundo produtivo e aos arranjos locais e nacionais, desenvolvendo pesquisa em novos processos e produtos, na formação de novos educadores, envolvendo sua comunidade interna e atraindo a comunidade externa para somar forças nessa grande tarefa de promover o desenvolvimento humano na sua plenitude.

Notícias

AsCom | 27/02/2015 - 15:53
27/02/2015 - 17:00

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) torna público o Edital Complementar nº 01 do Edital nº 84/2014, do processo seletivo para transferência externa e reingresso, que altera os dados a seguir:

 

a) Item 2.1: Para efetivar sua inscrição, o candidato à transferência externa ou ao reingresso deverá enviar por Correios, de acordo com o estabelecido no item 2.10, impreterivelmente, no período de inscrição compreendido entre o dia 28 de janeiro e o dia 6 de março de 2015, com data limite de postagem em 6 de março, a seguinte documentação:

 ...

AsCom | 26/02/2015 - 16:40
26/02/2015 - 16:42

CAPES - Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI)

 

Estão abertas as candidaturas para o Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI) da CAPES, que seleciona projetos conjuntos de pesquisa, projetos de parcerias universitárias, bem como fomenta o intercâmbio entre instituições de ensino superior ou centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros, entre outros.


Os projetos conjuntos de pesquisa contemplam graduação sanduíche, estágio em mestrado, doutorado sanduíche e estágio pós-doutoral, ao passo que os projetos de parcerias universitárias concernem apenas a graduação sanduíche. Os projetos poderão durar dois anos, renováveis por mais dois.

 

As inscrições são válidas até 30 de abril de 2015.


...

AsCom | 26/02/2015 - 16:17
26/02/2015 - 16:21

Prazo para submissão de pôsteres e atividades autogestionadas foi estendido para o dia 16 de março


O prazo para inscrição de trabalhos na terceira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) foi prorrogado para o dia 16 março. A nova data é válida tanto para a submissão de pôsteres como de atividades autogestionadas. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, durante a sexta reunião do Comitê Organizador do evento, realizada no Recife.

 

"Algumas instituições precisam finalizar seus processos seletivos internos. Também tivemos alguns problemas técnicos no período final das inscrições, então, resolvemos ampliar o prazo para que o público possa submeter suas propostas com tranquilidade. Nosso...

Eventos

AsCom | 27/02/2015 - 13:48
27/02/2015 - 13:48

AsCom | 19/02/2015 - 12:48
19/02/2015 - 12:48

 

 

O Ministério da Educação lançou um novo programa para a valorização dos diretores de escolas das redes municipais, estaduais e distrital. Para isso, quer ouvir você, cidadão brasileiro, suas ideias e propostas para dar forma a este programa.

 

Acesse: http://diretorprincipal.mec.gov.br/.

AsCom | 03/02/2015 - 11:33
03/02/2015 - 14:56

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco