Resultado Final do Edital Integrado REARI 01/2024 - Mobilidade de estudantes de graduação

O IFRJ finalizou a seleção de estudantes de graduação para a mobilidade internacional. Com a unificação das três redes parceiras: CCISP (politécnicos portugueses), Aix-Marseille (universidades francesas) e Utrecht (outros países da Europa), os estudantes tiveram muitas possibilidades de escolhas de países e universidades/politécnicos.

O Programa possibilitará aos estudantes selecionados a oportunidade de mobilidade internacional, por um semestre, em instituições de ensino superior escolhidas por eles, com isenção de pagamento de mensalidades, conforme acordo de cooperação celebrado, e bolsa- auxílio concedida pela Reitoria do IFRJ para ajudar nos custos da mobilidade.

Desde 2020 com editais atrativos - todos com bolsa-auxílio - com diversas possibilidades de destino e universidades, a Coordenação-Geral de Relações Internacionais do IFRJ proporcionou aos estudantes do instituto, participantes de edições anteriores, experiências em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Noruega, Áustria e Grécia.

Além da variedade de lugares ofertados, foi possível aumentar o número de estudantes contemplados, que saiu de cinco em 2023, para o dobro de selecionados em 2024: dez alunos de cinco diferentes campi. “É muito satisfatório aumentar o número de estudantes ano a ano. Sabemos como esta internacionalização impacta na vida dos estudantes, pois acompanhamos de perto todos os alunos que já estiveram em mobilidade e vejo como eles voltam modificados deste período fora”, destacou o coordenador-geral de Relações Internacionais, Rodrigo Lemos.

Clique aqui e conheça os estudantes e seus destinos no resultado final do edital.