Dissertações defendidas em 2010

 

Título: Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas de Educação Ambiental

Autor: Carla Fernanda Bernardino Ferreira

Orientador: Dr. Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Produção de um recurso audiovisual com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade como instrumento facilitador do Ensino Experimental de Ciências

Autor: Elaine Moreira Alves

Orientador: Dr. Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Vídeo (Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5 e Parte 6)

 

Título: O Ensino de Ciências na  Educação de Jovens e Adultos: Uma Avaliação nas Escolas da Baixada Fluminense

Autor: Elizabeth Augustinho

Orientador: Dr.ª Giselle Rôças

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Educação ambiental como domínio da promoção da saúde: conversações pedagógicas no âmbito da Estratégia de Saúde da Família

Autor: Francisco Tavares Guimarães

Orientador: Dr. Rodrigo Siqueira Batista

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Estudo das concepções previas dos alunos do 1º ano do ensino médio da rede pública acerca do meio ambiente e saúde.

Autor: Henri Maximiliano de Assis Mendes

Orientador: Drª Sheila Pressentin Cardoso

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Análise da proposta para formação continuada de professores em Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro

Autor: Jacqueline Bento Marques Pereira

Orientador: Drª Flávia Monteiro Barros Araújo

Produto associado: Vídeo(Parte1)Vídeo(Parte2) e Vídeo(Parte3) 

 

Título: Ambiente multimídia de coletivos pensantes como facilitador do processo ensino-aprendizagem de conceitos hidrodinâmicos 

Autor: Jair Augusto Gomes de Sant'ana

Orientador: Wallace Vallory Nunes

Produto associado: Aplicativo

 

Título: O uso de jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal pública de Duque de Caxias

Autor: Leandro Trindade Pinto

Orientador: Dr. José Celso Torres

Produto associado: Jogo

 

Título: Viagem ao centro da Terra: os jogos educativos e a abordagem da saúde ambiental no ensino médio

Autor: Marcos Antonio dos Santos

Orientador: Dr.ª Giselle Rôças

Produto associado: Jogo

 

Título: Laboratório de Ciências: Um Espaço de Descobertas; Um Olhar Sobre a Experiência do Colégio Pedro II na Implantação da Proposta Curricular para o Ensino de Ciências nas Séries Iniciais

Autor: Mírian Moreira Duque

Orientador: Drª Flávia Monteiro de Barros Araújo

Produto associado: Vídeo

 

Título: Interação Museu-Escola: uma análise da contribuição do ensino não-formal à Escola

Autor: Monalise Pinto da Cruz

Orientador: Dr. Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Hipócrates vai ao cinema: a sétima arte e a formação bioética do médico

Autor: Pedro Henrique Netto Cezar

Orientador: Dr. Rodrigo Siqueira Batista

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: O Uso do Cinema como Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Ciências na Modalidade Educação de Jovens e Adultos

Autor: Sandra da Silva Viana

Orientador: Dr.ª Giselle Rôças

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Educação Ambiental: um estudo investigativo junto a professores da rede pública de Nova Iguaçu (RJ)

Autor: Simone Romito Moreira

Orientador: Dr. Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Partículas Elementares no Ensino Médio: uma abordagem a partir do LHC

Autor: Wagner Franklin Balthazar

Orientador: Dr. Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Texto de apoio

 

Dissertações defendidas em 2011

 

Título: Tuberculose uma conversa necessária entre Saúde, Ambiente e Educação

Autor: Giuseppe Francesco Antonio Donato Junior

Orientador: Dr.ª Giselle Rôças

Produto associado: Vídeo (link:http://www.youtube.com/watch?v=Kmb0yq7cDvI

 

Título: Ensino de Ciências & Educação de Surdos: Um Estudo em Escolas Públicas

Autor: Ana Cristina Costa Ramos

Orientador: Dr.ª Sheila Pressentin Cardoso

Produto associado: Aplicativo

 

Título: Análise de uma experiência de intervenção pedagógica com uso de experimentos matemáticos: discutindo a importância da extensão universitária na formação docente

Autor: Carmen Esperança Cesar Trigo

Orientador: Dr. Wallace Vallory Nunes

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Os Fazeres da Educação Ambiental nas escolas da Baixada Fluminense (RJ): um estudo sobre suas práticas e suas concepções

Autor: Carmen Simone Macedo Figueiredo

Orientador: Dr. Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Blog

 

Título: Propaganda, Consumo e Sustentabilidade: uma análise narrativa da publicidade como aporte à educação ambiental crítica

Autor: Denise Azevedo dos Santos

Orientador: Dr. Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Cartilha digital 

 

Título: O lúdico na lousa digital: uma abordagem interativa no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental

Autor: Liliana Cristina Pery

Orientador: Dr. Wallace Vallory Nunes

Produto associado: Jogo

 

Título: Educação e Meio Ambiente na Baixada Fluminense: Uma Proposta de Educação Ambiental Crítica numa Escola Municipal em Duque de Caxias - RJ  

Autor: Márcio Douglas Floriano

Orientador: Dr. Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Blog

 

Título: Plantas Medicinais na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta interdisciplinar para Biologia e Química

Autor: Maria Cristina dos Santos Cavaglier

Orientador: Dr. Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Livro digital

 

Título: A construção da autonomia no contexto pedagógico do estudante e o ensino das ciências da saúde: pelas veredas da educação médica

Autor: Lucia Rebello Smolka

Orientador: Dr. Rodrigo Siqueira Batista

Produto associado: Blog

 

Título: Entre o Planejamento e a Ação: Análise da Prática Docente no Ensino de Ciências do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II.

Autor: Maria Teresa Lobianco Rocha

Orientador: Drª. Flávia Monteiro de Barros Araujo

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Ensino de Ciências: perspectivas na prática interdisciplinar

Autor: Simone Correa Souza

Orientador: Dr.ª Giselle Rôças

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Alfabetização científica na formação de professores a distância: ideais comuns da prática de Ensino em Ciências, uma proposta metodológica

Autor: Silvia Cristina de Souza Trajano

Orientador: Dr. Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Mapas Conceituais como Recurso Facilitador da Aprendizagem Significativa – Uma Abordagem Prática

Autor: Stella Maria Maffra

Orientador: Dr.ª Maylta Brandão dos Anjos

Produto associado: Texto de apoio

 

Dissertações defendidas em 2012 

 

Título: As mídias e a alfabetização científica: Uma experiência na formação de professores

Autor: Ana Paula Inácio Diorio 

Orientador: Giselle Rôças de Souza Fonseca

Produto associado: Video , Texto de apoio

 

Título: Herança cultural e histórias de vida: A escola em falas e memórias - Formação de professores no Ensino de Ciências

Autor: Bárbara Gonçalves Valença de Sousa

Orientador: Maylta Brandão dos Anjos

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Centros de ciência e ensino: percepções sobre a contribuição do jardim zoológico em relação ao ensino de ciências junto a estudantes da educação básica

Autor: Carlos Alberto Andrade Monerat

Orientador: Maylta Brandão dos Anjos

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Ensino de química na educação de jovens e adultos: Um estudo dos currículos propostos por professores de escolas estaduais do município de Belford Roxo 

Autor: Fábio de Macedo Souza

Orientador: Flávia Monteiro de Barros Araújo

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Novas analogias no ensino de física: Eletrostática

Autor: Leonardo de Almeida Prata

Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Tópicos atuais em física quântica: das ondas de matéria à realidade quântica

Autor: Marcelo Alberto Vieira de Macedo Júnior

Orientador: João Alberto Mesquita Pereira

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Trabalho, ambiente e saúde na educação de jovens e adultos: Uma experiência de avaliação formativa à alfabetização científica

Autor: Márcia Mascarenhas Reis da Silva

Orientador: Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Jogo 

 

Título: Educação ambiental crítica no cotidiano escolar: Uma experiência na formação inicial de professores

Autor: Priscila Cardoso Moraes de Souza

Orientador: Giselle Rôças de Souza Fonseca

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: O ensino de física no 9º ano de escolaridade: Um estudo sob a perspectiva dos professores de ciências de uma escola municipal de Duque de Caxias

Autor: Valéria Rangel Soares

Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: As estações do ano sob a aprendizagem significativa: Um estudo sobre o ambiente multimídia sócio-interacionista

Autor: Vinícius Munhoz Fraga

Orientador: Wallace Vallory Nunes

Produto associado: Aplicativo

  

Dissertações defendidas em 2013 

 

Título: Em busca de uma práxis em educação ambiental crítica: contribuições de alguns pesquisadores do Brasil

Autor: Bárbara de Castro Dias 

Orientador: Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Vamos brincar de quê? Os jogos cooperativos no ensino de ciências.

Autor: Cristianni Antunes Leal

Orientador: Giselle Rôças de Souza Fonseca

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Narrativas e práticas investigativas na formação de professores: o ensino de ciências à luz dos fenômenos da Física.

Autor: Cristina da Silva Marques

Orientador: Maylta Brandão dos Anjos

Produto associado: Texto de apoio 1; Texto de apoio 2

 

Título: Luz e Tinta: uma proposta de como ensinar óptica no Curso Normal.

Autor: Luciano Sebastião de Castro e Silva

Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Material didático

 

Título: O Roleplaying Game (RPG) como estratégia didática lúdica: a qualidade do ensino de ciências. 

Autor: Maria José da Silva de Oliveira Quirino

Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: A experimentação como instrumento facilitador da aprendizagem em tópicos de eletricidade no Ensino Médio: Uma proposta.

Autor: Ramsés Rufino de Oliveira

Orientador: João Alberto Mesquita Pereira

Produto associado: Material didático

 

Título: Tipificação de ferramentas mediais sonoras na educação em química.

Autor: Renata Barbosa Dionysio  

Orientador: Waldmir Nascimento Araujo Neto

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: uma abordagem contextualizada do tema transversal meio ambiente. 

Autor: Roberto Carlos de Souza Pereira

Orientador: Pedro Carlos Pereira

Produto associado: Sequencia didática

 

Título: A literatura como abordagem facilitadora e potencializadora no ensino de ciências: uma experiência na formação de professores.

Autor: Rosane Tavares de Almeida

Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Texto de apoio , Vídeo

 

Título: O lúdico diante da educação ambiental crítica: reflexões com estudantes do Colégio Estadual São Cristóvão.

Autor: Teresa Cristina Lopes Medeiros Faruolo

Orientador: Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Qual a medida do bom professor? Uma análise da profissão docente.

Autor: Sabrina Bessa da Costa Ferreira

Orientador: Eline Deccache Maia

Produto associado: Vídeo; Blog 

 

Título: Estudo diagnóstico da viabilidade do uso do Facebook como suporte ao ensino da educação ambiental na formação do técnico em guia de turismo.

Autor: Vânia Lucia de Oliveira

Orientador: Wallace Vallory Nunes

 

Produto associado: Guia prático

 

 

Dissertações defendidas em 2014 

 

Título: Investigação, Pesquisa e Letramento Científico: experiências em ciências biológicas.

Autor: Andrea Oliveira da Fraga Goulart 

Orientador: Eline Deccache Maia

Produto associado: Vídeo (Zipado)

 

Título: Os jogos para o ensino de química no PIBID do IFRJ à luz das teorias de aprendizagem. 

Autor: Antonio Carlos Luciano de Souza

Orientador: Sheila Pressentin Cardoso

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Expectativas e dilemas na educação de jovens e adultos: a rádio escolar na formação científico-tecnológica.

Autor: Daniele da Silva Maia Gouveia

Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Uma proposta para facilitar a prática docente no ensino da Teoria da Relatividade Especial no Ensino Médio.

Autor: Erison de Oliveira Monçores

Orientador: João Alberto Mesquita Pereira

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Educação ambiental, cidade e problemas urbanos: uma proposta em ensino de ciências.

Autor: Gilvanete de Oliveira do Nascimento

Orientador: Maylta Brandão dos Anjos

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: A utilização da rede social Facebook como metodologia complementar no Ensino de Ciências.

Autor: José Alfredo Gomes Neto

Orientador: Wallace Vallory Nunes

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Ensino de Ciências nas séries iniciais: limites e possibilidades a partir da aplicação de atividades práticas em turmas de terceiro ano.

Autor: Lis Rejane Lopes Dutra

Orientador: Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: Uma revista digital como um recurso para abordar bioquímica no ensino médio.

Autor: Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes

Orientador: Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Aplicativo (Zipado)

 

Título: O uso de imagens em química: um olhar semiótico sobre as atividades com balanças.

Autor: Luís Gustavo Magro Dionysio

Orientador: Waldmir Nascimento de Araújo Neto

Produto associado: Banner e fotos

 

Título: Chico Mendes e sua contribuição para a Educação Ambiental: reflexões para o Ensino de Geografia e Meio Ambiente.

Autor: Luiza Araujo Jorge de Aguiar

Orientador: Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Texto de apoio 

 

Título: Ficção científica em sala de aula: investigação participativa do uso da linguagem de ficção científica como instrumento pedagógico.

Autor: Reinaldo do Espírito Santo Camilo

Orientador: Luiz Edmundo Vargas de Aguiar

Produto associado: Texto de apoio 

 

Título: Recusa ao espírito científico? Resistências no aprendizado da Teoria da Evolução por futuros professores de ciências.

Autor: Thiago de Ávila Medeiros

Orientador: Eline Deccache Maia

Produto associado: Blog 

 

Dissertações defendidas em 2015 

 

Título: CINEMA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: a utilização de audiovisuais em sala de aula.

Autor: Aline de Fátima Santos Camara Cooper 

Orientador: Maylta Brandão dos Anjos

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: DE QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTAMOS FALANDO? Uma análise do impacto dos mestrados profissionais da área de ensino de ciências.

Autor: Ana Paula Mendes de Souza Suarez

Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva

Produto associado: Site

 

Título: EXPECTATIVAS FORMATIVAS EM RELAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O Caso dos Mestrados Profissionais.

Autor: Andréa Borges Umpierre

Orientador: Alcina Maria Testa Braz da Silva

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA ABORDAGEM DE TEMAS SOCIAIS EM OFICINAS DE LEITURA.

Autor: Eliane Melo de Matos 

Orientador: Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: UMA RELAÇÃO PERIGOSA? QUANDO CIÊNCIA E RELIGIÃO SE ENCONTRAM EM SALA DE AULA.

Autor: Julio Cesar Freitas da Costa

Orientador: Eline Deccache-Maia

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: QUAL A MEDIDA DA SUA AVALIAÇÃO? Construindo um Portfólio de Avaliação no Ensino de Ciências.

Autor: Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento 

Orientador: Giselle Rôças

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: RELATOS DE VIDA DE AGRICULTORES COMO ELO PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA.

Autor: Marcos Paulo Ferreira de Souza

Orientador: Alexandre Maia de Bomfim

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: CLUBE DE CIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E MELHORA DO RENDIMENTO ESCOLAR.

Autor: Patrícia do Socorro de Campos da Silva

Orientador: Giselle Rôças

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÀO E RECURSOS MIDI‡ÁTICOS NUM CURSO DE FARMÁ‡CIA: APLICAÇՀˆES NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS.

Autor: Silvana Machareth

Orientador: Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Publicação

 

Dissertações defendidas em 2016 

 

Título: A UTILIZAÇÃO E A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE CIÊNCIA E ARTE NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor: Camille Paola Monteiro Baptista 

Orientador: Profa. Dra. Eline Deccache-Maia

Produto associado: Texto de apoio

 

 

Título: (EN) CANTANDO COM A CIÊNCIA: a utilização da música como contribuição para alfabetização científica

Autor: Greiciele da Silva Dias

Orientador: Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder

Produto associado: Texto de apoio, Texto de apoio, Texto de apoio, Texto de apoio.

 

Título: UMA COLEÇÃO DE CONTOS: REFLEXÕES PARA AS AULAS DE ÉTICA E DEONTOLOGIA EM TERAPIA OCUPACIONAL

Autor: Marcia Dolores Carvalho Gallo

Orientador: Prof. Dr. Ophelio Walkyrio de Castro Walvy

Produto associado: Texto de apoio

 

Título: ALFABETÁRIO DE PLANTAS MEDICINAIS: uma proposta de ensino de ciências e alfabetização – língua portuguesa com turma de 1º ano do ensino fundamental

Autor(a): Aline dos Santos Teles

Orientador(a):  Prof. Dr. Anderson Domingues Corrêa (IFRJ)

 

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROTAGONISMO JUVENIL: um estudo a partir de uma pesquisa participante em duas escolas públicas do Rio de Janeiro

Autor(a): Margarete Alvarenga Viana Mota Trindade

Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Maia do Bomfim

Produto associado: Cartilha arquivo 2

 

Título: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ACÚSTICA

Autor(a): Luiz Fernando Ferreira dos Santos

Orientador(a):  Prof. Dr. Alexandre Lopes de Oliveira

Produto associado: arquivo .rar

 

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco