Apresentação do curso

 

O curso de Especialização em Linguagens artísticas, Cultura e Educação vem atender a uma carência de reflexão crítica sobre os bens culturais e suas interrelações com a Cultura e a Educação. O universo da produção intelectual nesta área tem sido alvo de estudos (OLIVEIRA,2007), principalmente, por parte de profissionais da educação e das artes, em programas como o de Pós-graduação em Educação da Puc-Rio, e que contemplam tanto a cultura desenvolvida na escola quanto a divulgada por meio das linguagens artísticas e dos produtos da Indústria Cultural. Apesar desses esforços, constata-se a necessidade de se ampliar o campo das reflexões acadêmicas a respeito dessa temática no universo da Produção Cultural. O curso procura contemplar duas linhas de pesquisa - Linguagens Artísticas e Cultura e Linguagens Artísticas e Educação.

 

Linguagens Artísticas e Cultura: parte dos estudos das linguagens artísticas e suas inter-relações com a Cultura em seus diversos aspectos, por meio de uma abordagem crítica da figura do educador, do artista ou do produtor como sujeito cultural inserido de maneira decisiva no contexto da contemporaneidade, com vistas à formação de agentes culturais.

 

Linguagens Artísticas e Educação: abrange a investigação das diferentes linguagens artísticas dos pontos de vista teórico e da produção artística, no âmbito da formação inicial e continuada de professores de artes e agentes dinamizadores do universo cultural.

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro entende ser tarefa de seus professores e pesquisadores das áreas da linguagem, das artes, da cultura e das ciências aceitar o desafio de aprofundar essas investigações em favor da sociedade, a fim de oferecer oportunidade para que produtores culturais, professores e educadores se capacitem para estudar, pesquisar e recriar as mensagens e as produções contemporâneas, tanto as veiculadas pela escola quanto as produzidas pela indústria cultural. Entende-se que, na Baixada Fluminense, onde estamos localizados, e no Rio de Janeiro, em geral, haja um número considerável de profissionais, tanto da cultura quanto da educação, a ser beneficiado por uma formação, em nível de especialização, que lhes possibilitará melhor qualidade no que se refere à abordagem das mensagens artísticas, dos meios de comunicação consagrados e das novas mídias. O Programa de Especialização em Linguagens artísticas, Cultura e Educação visa atender, assim, à demanda de atualização dos profissionais dessas áreas.

 

Coordenador : Fernanda Delvalhas Piccolo    
Email : fernanda.piccolo@ifrj.edu.br; 
lace@ifrj.edu.br; spg.cnil@ifrj.edu.br;

 

Carga Horária do Curso: 360 horas

 

Portaria de Regulamentação do Curso: Resolução Nº23 do Consup de 02/09/2011 

 

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco