Grupos de Pesquisa


 

 

           Atualmente, o IFRJ possui mais de 70 grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq  e certificados pela PROPPI, distribuídos nas oito grandes áreas de conhecimento do CNPq.

Segundo o conceito do CNPq, grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos (pesquisadores, estudantes e técnicos) organizados hierarquicamente em torno de uma liderança com experiência no terreno científico ou tecnológico no qual ocorre envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa. O trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa subordinadas ao grupo, que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos. Cabe salientar que as linhas de pesquisa representam temas aglutinadores de estudos científicos que se fundamentam em tradição investigativa, de onde se originam projetos cujos resultados guardam afinidades entre si, enquanto o Projeto de pesquisa é a investigação com início e final definidos, fundamentada em objetivos específicos, visando a obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fatos novos em evidência.

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP/CNPq) constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País. As informações nele contidas dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições. O DGP é considerado um importante instrumento para o intercâmbio e a troca de informações na comunidade científica e tecnológica.

Estudantes e servidores do IFRJ interessados em integrar algum grupo de pesquisa devem acessar as informações disponíveis na aba "Grupos de Pesquisas", clicando sobre o título do grupo de interesse, e entrar em contato com o líder do grupo para avaliação da possibilidade de integração. De acordo com o CNPq, o pesquisador líder de grupo é o personagem que detém a liderança acadêmica e intelectual no seu ambiente de pesquisa. Normalmente, tem a responsabilidade de coordenação e planejamento dos trabalhos de pesquisa do grupo. Sua função aglutina os esforços dos demais pesquisadores e aponta horizontes e novas áreas de atuação dos trabalhos.

Os servidores que desejarem criar um novo grupo de pesquisa no IFRJ devem acessar as informações necessárias na aba "como criar um GP".

            Obs: Os conceitos acima apresentados foram extraídos do Portal do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. (Clique aqui)

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco