IV Conexões PET IFRJ

Petianos se encontram para pensar 2015

No dia 16 de dezembro de 2014, os grupos do Programa de Educação Tutorial do IFRJ, estiveram reunidos no Campus Nilópolis. O evento que contou com a presença do PET Saúde, PET Sexualidade e dos anfitriões do grupo PET Conexões de Saberes em Produção Cultural.

O evento que se realiza anualmente, sendo esta a quarta edição, serviu para a realização de reflexões sobre o andamento do programa no IFRJ e a proposição de avanços para o ano de 2015. Também serviu para a apresentação do que tem sido realizado pelos grupos em suas áreas de atuação, para isso, foi realizada uma exposição de banners com as pesquisas e trabalhos realizados pelos grupos ao longo de 2014.

Conteúdo disponível em : http://proculturapetifrj.blogspot.com.br

Seminário PróSaúde PETSaúde IFRJ/SMS RJ

O Seminário PróSaúde PETSaúde IFRJ/SMS RJ ocorreu em 10 de dezembro de 2014 durante o IV Encontro de Saúde do IFRJ/Campus Realengo.

O IV Encontro de Saúde do IFRJ teve por finalidade aprofundar o conhecimento sobre a noção de território e suas interfaces com o tema das políticas de saúde do SUS. O foco privilegiado da discussão foi sobre os desafios teóricos e práticos para uma compreensão de território na perspectiva da geografia política.

A programação do Seminário foi proposta pela Comissão de Gestão e Acompanhamento Local PRO PET Saúde  priorizando a participação de todos os envolvidos no Programa, como atores fundamentais no processo de avaliação dos projetos, em andamento ou em finalização.

Após breve discussão cada um dos quatro grupos PETSaúde compartilhou com os demais presentes sua avaliação em relação ao projeto, sob três pontos de vista: tutor, preceptor e aluno, identificando pontos positivos, pontos de fragilidade e propostas para interação dos grupos PETSaúde, tanto intra - PET quanto inter - PET.

Foi uma oportunidade única reunir todos os participantes bolsistas do PETSaúde IFRJ SMS RJ, além dos gestores convidados.

Mas afinal de contas, que Programas são esses?

O PROSAUDE é o Programa Nacional de Reorientação da Formação em Saúde. Ele Envolve cursos de graduação da área de saúde de Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com Secretarias Municipais ou Estaduais de Saúde    O objetivo do programa é a integração ensino-serviço, visando à reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na Atenção Básica, promovendo transformações na prestação de serviços à população.

O PETSAUDE é o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, dirigido aos profissionais de Saúde do SUS, docentes e estudantes de graduação da área da saúde. Visa promover a formação de grupos de aprendizagem tutorial para desenvolvimento de atividades em áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivo Geral da proposta PRO PETSaúde IFRJ/SMS RJ

Fomentar ações de prevenção e promoção em saúde nas redes locais do SUS (AP 5.1), integrando ações de ensino, pesquisa e extensão, tendo em vista instituir e estruturar  no âmbito do IFRJ um programa permanente de formação pelo trabalho nos eixos da atenção psicossocial e de  enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis articulados à Atenção Básica e à Estratégia de Saúde da Família.

Saiba como participar : http://www.ifrj.edu.br/node/1673

Por Janaína Soares