Intercâmbio/Échange

NOTÍCIAS

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Em breve mais informações.

O professor Vitor Bastos lançou o livro: "Experimentos e Videoanálise – Dinâmica". Confira a matéria sobre o assunto  na 112° edição do Jornal do MEC, na seção Espaço do Professor.

O PIBID no ENALIC

O ENALIC (Encontro Nacional das Licenciaturas) e o Seminário Nacional do PIBID têm como objetivo possibilitar a exposição e o diálogo entre trabalhos que contemplem vários temas, tais como: a relação entre pesquisa e ensino; a avaliação educacional do ensino e da aprendizagem; a identidade, carreira e valorização dos professores; as novas demandas curriculares; entre outros.

A edição de 2014 aconteceu entre os dias 08 e 12 de dezembro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de NATAL/RN. Esta edição teve como tema “Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes”.

O ENALIC é um evento de abrangência nacional, que a cada encontro congrega cada vez mais gente interessada em educação em todos os níveis e nos diversos campos de saberes. Essa 5ª edição não foi diferente: reuniu-se ali licenciandos de diversos cursos, professores de graduação, professores da educação básica publica ou privada, pesquisadores em educação, etc.

O programa PIBID-IFRJ se fez representar no evento. Foram apresentados dois trabalhos de pesquisa realizados no âmbito dos subprojetos do Campus Nilópolis.

O primeiro trabalho, intitulado “A videoanálise como recurso didático no PIBID - IFRJ” foi de autoria dos coordenadores de área Vitor Luiz Bastos de Jesus (LF), Cleber Haubrichs dos Santos (LM) e Karla Gomes de Alencar Pinto (LQ).

O trabalho apresentado teve por objetivo incentivar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como recursos educacionais no ensino de ciências, em particular de física, com o intuito de auxiliar professores supervisores e bolsistas do PIBID/IFRJ na arte do ensino experimental e na introdução ao método científico.

Já o segundo trabalho “O desenvolvimento de experimentos didáticos no C.E. Pierre Plancher e sua contribuição na formação de bolsistas do PIBID”, foi de autoria da professora Ana Carla Coutinho, professora supervisora do programa PIBID-IFRJ e dos três professores anteriormente mencionados.

Neste trabalho, avaliou-se o impacto do PIBID no C.E. Pierre Plancher, localizado em Mesquita, RJ, onde o Programa acontece desde 2009, sob a mesma supervisão. O Programa naquela escola tem-se caracterizado pela elaboração de experimentos demonstrativos de baixo custo que visam apresentar ou aprofundar temas do planejamento de aulas de Física, Química e Matemática. O C.E. Pierre Plancher conta com 12 turmas diurnas de ensino médio com aproximadamente 40 alunos por sala. Assim, o Programa desenvolvido atendeu, em média, desde sua primeira edição, 2400 estudantes e 17 bolsistas até o momento.

Cabe registrar que, além do PIBID-IFRJ, outros docentes dos cursos de graduação do Campus Nilópolis também participaram do evento com apresentação de trabalhos: as professoras Andréia de Moraes Silva (que atua na Licenciatura em Química) e Ângela Maria da Costa e Silva Coutinho (que atua na Licenciatura em Matemática e na Licenciatura em Física).

Os professores Karla Pinto, Cleber Haubrichs e Vitor de Jesus (coordenadores de área do PIBID-IFRJ), e Ana Carla Coutinho (supervisora do PIBID no Colégio Estadual Pierre Plancher).

A Professora Ana Carla Lima Fonseca Coutinho, supervisora de escola conveniada

ao programa-PIBID LF-CAMPUS NILOPOLIS foi selecionada para fazer

curso em um dos maiores laboratórios de física do mundo: o CERN.

Pibidianos recebem prêmio "Destaque" na II Feira Nacional de Matemática

Julho/2013 Brusque - Santa Catarina

Bolsistas PIBID-IFRJ de matemática do campus Nilópolis

apresentam trabalho em Teixeira de Freitas - BA - Junho/2013