PROEN realiza visitas e reuniões pedagógicas para reestruturar cursos no IFRJ

Ao longo do mês de junho, a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) e sua equipe têm se empenhado em visitas aos Campi e reuniões pedagógicas para impulsionar o processo de reestruturação dos cursos técnicos e de graduação no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Até o momento, já foram visitadas as unidades de São Gonçalo, Niterói, Nilópolis, Duque de Caxias, Paracambi, Pinheiral e Volta Redonda. A escolha dessas unidades iniciais deve-se ao fato de já estarem envolvidas na reestruturação de seus cursos técnicos e de graduação.

foto mostra pro reitoria e professores do campus niteroi

Alessandra Paulon, pró-reitora de Ensino, destaca os objetivos dessa iniciativa: "Entre 2018 e 2022, a PROEN, com o apoio de seus conselhos acadêmicos, trabalhou na revisão dos regulamentos de ensino do IFRJ, buscando atualizá-los e adequá-los à identidade da Rede Federal: oferecer educação politécnica, integrada, humanista, omnilateral, verticalizada e que priorize a permanência e o sucesso de nossos estudantes". Ainda, segundo Alessandra, mesmo com décadas de oferta de cursos, apenas em 2015 foi iniciado o processo de aprovação junto ao Conselho Superior de cursos com Projetos Pedagógicos. “Isso significa que os estudantes e a comunidade do IFRJ desconheciam os objetivos e as visões pedagógicas que norteavam nossos cursos técnicos e de qualificação profissional. Era necessário mudar essa situação de forma urgente".

A pró-reitora ressalta que diversas regulamentações e instruções normativas foram elaboradas e estão disponíveis para todos os campi conduzirem estudos aprofundados sobre os índices de evasão e retenção de seus cursos, utilizando os dados disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha. Além disso, eles contam com todo o apoio da equipe da PROEN para auxiliá-los nas discussões curriculares relacionadas à reestruturação de todos os cursos. Alessandra Paulon destaca: "Estamos disponibilizando toda a nossa equipe para visitas in loco, capacitações e apoio técnico e pedagógico aos colegiados de cursos nesse amplo processo de reestruturação".

Entre as principais mudanças previstas está a construção de currículos mais integrados e interdisciplinares, que resultarão no desenvolvimento de cursos mais alinhados às demandas dos estudantes e do mercado de trabalho.

Por fim, Alessandra Paulon ressalta a importância deste momento para iniciar esse processo: "Estamos comemorando 15 anos de criação da Rede Federal. Ao mesmo tempo, o IFRJ está elaborando, pela primeira vez, seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e seu Plano Pedagógico Institucional (PPI), envolvendo diretamente nossa comunidade e ouvindo os atores principais que compõem nossa instituição. Não poderia haver momento mais propício para a construção e afirmação de nossa identidade como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que deve oferecer educação pública, gratuita e de qualidade para tantos jovens e adultos trabalhadores do estado do Rio de Janeiro".

equipe com professores de duque de caxias
Em Duque de Caxias