Logo IFRJ

Processo de seleção para curso de Espanhol

O IFRJ torna público o edital N° 06/2024 contendo as normas referentes ao Processo de Seleção Simplificado para o ano letivo de 2024 do curso de Espanhol (Espanhol Básico) ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, em conformidade com a parceria vigente entre Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal e Embaixada da Espanha. As aulas do curso serão ministradas pela professora Natalia Prados Guerrero, vinda da Espanha. 

O processo seletivo será realizado exclusivamente mediante Sorteio Público Eletrônico que visa preencher um total de 100 vagas para um dos cursos de espanhol Espanhol Básico A1 - Remoto, e Espanhol Básico A1/A2 - Presencial, destinadas ao ano letivo de 2024.

O curso de Espanhol Básico A1 será ministrado em um semestre letivo 2024.1, de forma remota, com carga horária de 30 horas, de acordo com Quadro Comum Europeu de Referência. As inscrições devem ser realizadas de 29/02/2023 a 12/03/2023, por meio do preenchimento online do Formulário de Inscrição disponibilizado na página do IFRJ, https://portal.ifrj.edu.br/ciel. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. O Sorteio Público Eletrônico acontecerá no dia 22/03/2024, e o resultado final será divulgado no dia 25/03/2024.

O curso de Espanhol Básico A1/A2 será ministrado em um semestre letivo (2024.1), de forma presencial na sede da Reitoria, localizada na Rua Buenos Aires, nº 256, com carga horária de 60 horas, de acordo com Quadro Comum Europeu de Referência.

Para candidatar-se a uma das vagas do curso de Espanhol Básico A1 (Remoto) o candidato deverá ser estudante regularmente matriculado nos diferentes níveis e modalidades de ensino ofertados ou servidor do quadro efetivo, professor substituto, colaborador terceirizado, estagiário e anistiado/reingressado do IFRJ e possuir Ensino Fundamental II completo. A idade mínima para participação do curso de Espanhol Básico será de 14 anos completos no ato da inscrição.

Para candidatar-se a uma das vagas do curso de Espanhol Básico A1/A2 (Presencial) o candidato deverá ser estudante regularmente matriculado nos diferentes níveis e modalidades de ensino ofertados ou servidor do quadro efetivo, professor substituto, colaborador terceirizado, estagiário e anistiado/reingressado do IFRJ, Trabalhadores do SAARA (local onde se encontra a sede da reitoria do IFRJ), possuir Ensino Fundamental II completo. A idade mínima para participação do curso de Espanhol Básico será de 14 anos completos no ato da inscrição.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS