Primeira aluna formada no CST em Redes de Computadores

O Instituto Federal do Rio de Janeiro realizou, no dia 03 de julho, a colação de grau da primeira estudante formada pelo Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, oferecido pelo Campus Arraial do Cabo.

A formanda, Yasmin da Mata Sales, ingressou no curso no ano de 2020, com o objetivo de se especializar em redes de computadores, uma área que despertou seu interesse ainda no ensino médio, quando cursou o técnico em informática, também no campus Arraial do Cabo.

Yasmin expressou sua gratidão pelo apoio recebido ao longo da jornada acadêmica: "O Campus Arraial do Cabo contribuiu para a minha formação e sucesso no curso, com um ensino de qualidade e um time de excelentes professores dedicados e responsáveis pela formação de novos profissionais. É um misto de sentimentos bons, como gratidão, alegria e me sinto também honrada em concluir a graduação Tecnológica em Redes de Computadores".

O coordenador do curso, Armando Martins, enfatizou a relevância dessa formatura. "Para a instituição, isso tem vários significados, sendo o primeiro e mais relevante relacionado à representatividade. Historicamente, o curso de Redes de Computadores tem sido dominado por alunos do sexo masculino, e ter uma estudante mulher como a primeira formada é realmente um marco para nossa instituição. Além disso, essa conquista também evidencia o potencial de empregabilidade e a aceitação do mercado", destacou.

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores em Arraial do Cabo foi criado para suprir a demanda de profissionais graduados em Tecnologia da Informação. O curso possui uma grade curricular abrangente, com disciplinas que abordam protocolos de redes, segurança da informação, administração de sistemas, entre outros.

Antes mesmo de concluir o curso, Yasmin já despertava o interesse de empresas do setor. Após a conclusão, ela foi imediatamente convidada para trabalhar no Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) da prefeitura de Campos dos Goytacazes. Esse fato confirma a qualidade do ensino oferecido pelo IFRJ Campus Arraial do Cabo e a adequação do curso às demandas do mercado de trabalho.

Colaboração: Verônica Trindade Marques