Logo IFRJ

Pesquisa e Extensão em discussão

Pesquisadores e extensionistas (discentes, docentes e técnico-administrativos) do Campus Pinheiral, assim como representantes externos de instituições acadêmicas, agentes econômicos e organizações sociais se reuniram na edição de 2023 do SPEEX, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de junho no Campus Pinheiral.

Nesse ano, além do Seminário de Pesquisa e Extensão do IFRJ-Pinheiral, que está em sua 5ª edição, e do IV Seminário de Pesquisa e Extensão do Sul Fluminense, o evento integrou a I Semana Acadêmica da Biologia do IFRJ- Pinheiral com uma programação de palestras.

Entre exposições orais e de pôsteres, 47 trabalhos de pesquisa e extensão — entre estudos do IFRJ, UNIRIO, UFF, UFRRJ, UNIFOA, Farmácia Viva, Emater, FioCruz — fizeram parte da programação do evento, que teve o objetivo de promover a troca de saberes entre os participantes.

Na abertura do evento, a gerente de projetos da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal do MEC Brasília, a professora Úrsula Gomes Rosa Maruyama, falou sobre o tema: “Desafios e Oportunidades da Pesquisa e Extensão na Rede Federal”. O debate foi mediado pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), o professor Marcus Vinicius da Silva Pereira.

No último dia do evento, o Campus Pinheiral se apresentou como agente de desenvolvimento regional e registrou as demandas para ações de pesquisa e extensão dos participantes.

Estiveram presentes no encontro, representantes das seguintes organizações: Óleo Local Coleta Seletiva, MST, INEA, Coletivo Muriqui, Articulação de Agroecologia do Meio Paraíba, Prefeitura Municipal de Pinheiral (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural), Cooperativa Pinheiral em Ação, entre outros.

uma montagem com 6 fotos mostrando momentos diversos do evento

Fonte: Ascom - Pinheiral

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS