Seminários de Licenciatura em Física no campus Nilópolis

Primeira palestra do ano letivo 2014.1. Na foto, organizadores dos seminários da Licenciatura em Física; docentes de Física, Biologia, Química e Matemática do campus Nilópolis e de outro campus; funcionários da editora FTD – RJ; e o palestrante do seminário "Cultura escolar e cultura científica: o trabalho docente como confluente de várias culturas", Maurício Pietrocola.

Desde 2013, o professor Almir Santos está à frente do projeto que oferece seminários dos cursos de exatas para os alunos

Professor e coordenador de Licenciatura em Física no campus Nilópolis, Almir Santos, realiza todo semestre, junto com os docentes Vitor Jesus e Artur Vilar, e pelos licenciandos Jackson Martins, Rayanne Matos, Thallys Reis e Fernanda Gouveia, palestras de incentivo e complemento do curso. O projeto das palestras iniciou com o ex-coordenador, Vitor jesus, e quando Almir assumiu o cargo em 2012, muitos alunos e professores comentaram sobre essa iniciativa.

A oportunidade de voltar com as palestras surgiu em 2013, quando o coordenador de mestrado de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mandou um e-mail comunicando que tinham professores da área disponíveis para realizarem palestras em instituições de ensino médio. Logo no início marcou duas palestras com professores da UFRJ.

A proposta inicial era realizar uma palestra a cada 15 dias, mas com o período de greve e alguns feriados, essa periodicidade sofreu mudanças. Hoje, a meta é apresentar seis seminários a cada semestre.

O professor procura colocar palestrantes externos e internos, dando preferência para os de fora da casa. O objetivo é contribuir para que os licenciandos possam adquirir conhecimentos além do que é abordado em sala. Tendo em vista que alunos de outros cursos participam dos seminários, Almir ressalta que as palestras não são restritas a assuntos de física, áreas de matemática e química também têm o seu espaço.

Quando questionado sobre a participação dos alunos, Santos faz algumas observações: “Eu percebi que não é viável agendar os seminários no início nem no final do período, pois é um momento de euforia na vida dos alunos”, disse. Mesmo que em certos períodos o número de alunos nas palestras diminua, no geral, os alunos demonstram interesse ao dar sugestão de tema e repassar contatos.

Almir comenta que é sempre um desafio atrair um público que seja frequentador assíduo e que valorize essa atividade. E não só alunos, mas professores também. Ele lembra que certa vez uma aluna o abordou dizendo que outra colega ficou impressionada porque na universidade dela não tinha um projeto desses. O coordenador destaca que muitas pessoas não sabem que no campus Nilópolis é ministrado o curso de Licenciatura em Física. Desse modo, os seminários também servem para divulgar a Instituição e o curso, devido alcance que eles ganham ao serem vinculados nas redes sociais. O coordenador conseguiu realizar quatro seminários no primeiro semestre do ano. O segundo semestre começou em novembro e já tem seminário marcado para o dia 03 de dezembro, a ser ministrado pelo professor Luiz Fernando Silva Caldas (IFRJ), abordando "A espectroscopia aplicada em análise química: dos raios X às micro-ondas". Todos estão convidados a comparecer ao auditório do campus Nilópolis, às 16h30.