Boletim de Serviços

Gabinete da Reitoria

Notícias

Assist. Estudantil

Central de Serviços

Webmail

Contatos

Seminários de Licenciatura em Física no campus Nilópolis

Primeira palestra do ano letivo 2014.1. Na foto, organizadores dos seminários da Licenciatura em Física; docentes de Física, Biologia, Química e Matemática do campus Nilópolis e de outro campus; funcionários da editora FTD – RJ; e o palestrante do seminário "Cultura escolar e cultura científica: o trabalho docente como confluente de várias culturas", Maurício Pietrocola.

 

 

 

Desde 2013, o professor Almir Santos está à frente do projeto que oferece seminários dos cursos de exatas para os alunos



Professor e coordenador de Licenciatura em Física no campus Nilópolis, Almir Santos, realiza todo semestre, junto com os docentes Vitor Jesus e Artur Vilar, e pelos licenciandos Jackson Martins, Rayanne Matos, Thallys Reis e Fernanda Gouveia, palestras de incentivo e complemento do curso. O projeto das palestras iniciou com o ex-coordenador, Vitor jesus, e quando Almir assumiu o cargo em 2012, muitos alunos e professores comentaram sobre essa iniciativa.


A oportunidade de voltar com as palestras surgiu em 2013, quando o coordenador de mestrado de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mandou um e-mail comunicando que tinham professores da área disponíveis para realizarem palestras em instituições de ensino médio. Logo no início marcou duas palestras com professores da UFRJ.


A proposta inicial era realizar uma palestra a cada 15 dias, mas com o período de greve e alguns feriados, essa periodicidade sofreu mudanças. Hoje, a meta é apresentar seis seminários a cada semestre.


O professor procura colocar palestrantes externos e internos, dando preferência para os de fora da casa. O objetivo é contribuir para que os licenciandos possam adquirir conhecimentos além do que é abordado em sala. Tendo em vista que alunos de outros cursos participam dos seminários, Almir ressalta que as palestras não são restritas a assuntos de física, áreas de matemática e química também têm o seu espaço.


Quando questionado sobre a participação dos alunos, Santos faz algumas observações: “Eu percebi que não é viável agendar os seminários no início nem no final do período, pois é um momento de euforia na vida dos alunos”, disse. Mesmo que em certos períodos o número de alunos nas palestras diminua, no geral, os alunos demonstram interesse ao dar sugestão de tema e repassar contatos.


Almir comenta que é sempre um desafio atrair um público que seja frequentador assíduo e que valorize essa atividade. E não só alunos, mas professores também. Ele lembra que certa vez uma aluna o abordou dizendo que outra colega ficou impressionada porque na universidade dela não tinha um projeto desses. O coordenador destaca que muitas pessoas não sabem que no campus Nilópolis é ministrado o curso de Licenciatura em Física. Desse modo, os seminários também servem para divulgar a Instituição e o curso, devido alcance que eles ganham ao serem vinculados nas redes sociais. O coordenador conseguiu realizar quatro seminários no primeiro semestre do ano. O segundo semestre começou em novembro e já tem seminário marcado para o dia 03 de dezembro, a ser ministrado pelo professor Luiz Fernando Silva Caldas (IFRJ), abordando "A espectroscopia aplicada em análise química: dos raios X às micro-ondas". Todos estão convidados a comparecer ao auditório do campus Nilópolis, às 16h30.
 

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco