IFRJ recebe delegação chinesa

Representantes de instituições chinesas posam para foto em visita ao IFRJ

Representantes do IFRJ e da delegação chinesa

Representantes de diversas instituições chinesas de ensino estão no Brasil para conhecer o IFRJ e participar do congresso mundial da Federação Mundial de Faculdades e Institutos Politécnicos (WFCP). A delegação foi recebida na manhã de hoje, 22 de setembro, pelo reitor do IFRJ Paulo Assis no campus Rio de Janeiro.

Ao lado da diretora-geral do campus, Florinda Cersósimo, e falando em inglês, o reitor deu as boas-vindas aos membros da delegação, parabenizando o país pelas colocações nos recentes Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e agradeceu ao tempo que disponibilizaram nesta visita para um primeiro contato direto com a instituição. Paulo falou de suas expectativas. “Espero que hoje vocês tenham uma ideia de como funciona a instituição. É nosso desejo que esta visita seja o primeiro passo para realizarmos uma colaboração técnica e acadêmica”.

Para finalizar, o reitor disse que no evento WFCP os visitantes terão a oportunidade de conhecer a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de uma maneira geral. “Esperamos o retorno de vocês a nossa cidade em um futuro próximo”.

Florinda também agradeceu a visita e disse que espera uma parceria profícua, com troca de conhecimento e experiências exitosas.

A delegação chinesa foi representada na mesa de abertura pelo senhor ZONG Wa, Secretário Geral da China Education Association for International Exchange (CEAIE), a maior e mais antiga organização especializada em intercâmbios estudantis internacionais.

Adriana Rigueira, assessora Internacional do IFRJ, explicou que os representantes chineses pertencem a institutos de educação profissional e tecnológica de excelência na China, e são, em sua maioria, reitores ou autoridades máximas (senior leaders) em suas instituições. “A visita, além de permitir futuros acordos com o IFRJ, permitirá a eles conhecer o sistema de ensino profissional e tecnológico, em especial o papel das instituições de educação superior, no que se refere à aplicação do que ensinam”, disse.

A assessora internacional fez uma apresentação a todos os presentes, mostrando o IFRJ, sua metodologia, estrutura física e a missão de formar cidadãos, e não apenas uma mão de obra qualificada. Após a recepção no auditório, a delegação conheceu diversos laboratórios no campus.

Delegação chinesa visita os laboratórios do campus

Os visitantes se mostraram bastante interessados nos laboratórios

Representantes da delegação chinesa usam aparelho de um dos laboratórios do campus

Os microscópios foram uma atração à parte

Estiveram presentes ao encontro: Daniel Palma, pro-reitor adjunto da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação; Cássia Lisboa, pró-reitora adjunta de Graduação; Lourdes Masson, pro-reitora adjunta de Pró-reitora de Extensão; Cinthia Santos, representando a Pró-reitoria de Ensino Médio e Técnico; Daniel Vieira, diretor de Ensino do campus Rio de Janeiro e Márcio Franklin, diretor Administrativo do campus Rio de Janeiro.

Na esquerda, Paulo Assis com o SecretárioGeral da China Education Association for International Exchange (CEAIE), ZONG Wa

O reitor Paulo Assis e o Secretário Geral da China Education Association

for International Exchange (CEAIE), ZONG Wa