IFRJ participa da I Semana de Meio Ambiente de Duque de Caxias

O prefeito Alexandre Cardoso visitou o stand do IFRJ

O Campus Duque de Caxias do IFRJ participou, entre os dias 3 e 7 de junho, da Semana de Meio Ambiente de Duque de Caxias.

O campus foi representado pelos professores Sérgio Thode - que participou do Fórum sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos -, Marcelo Sena, por alunos de Iniciação Científica e colaboradores do Laboratório Multidisciplinar de Gerenciamento de Resíduos. A equipe promoveu oficinas, na quadra da escola de samba Grande Rio, sobre os impactos associados ao descarte inadequado do óleo vegetal residual e sobre a produção de uma linha de saponáceos e biodiesel, projeto desenvolvido no campus.

Pesquisa aborda reaproveitamento de óleo vegetal

O óleo vegetal é um insumo muito presente na cozinha da população brasileira, em nível doméstico ou industrial. Ao final de sua utilização, o resíduo é descartado, muitas vezes, de forma incorreta, sendo liberado na pia da cozinha, ralos, vasos sanitários ou diretamente no solo, tornando-se um resíduo sem tratamento e potencialmente poluidor. Segundo o professor Sérgio Thode, os problemas ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo residual de fritura são desconhecidos por grande parte da população local.

Ainda de acordo com ele, a rentabilidade dos produtos fabricados a partir do óleo residual de fritura é um dos principais fatores estimulantes do seu reaproveitamento, seguido pela facilidade de aplicação dos métodos de produção. Os produtos fabricados possuem qualidade satisfatória, sendo um grande facilitador para a sua comercialização.

"Os participantes foram multiplicadores das informações aprendidas, estimulando outros moradores da região de Duque de Caxias a doarem o óleo vegetal para postos de coleta ou para o Laboratório Multidisciplinar de Gerenciamento de Resíduos, dentro do próprio campus. As oficinas tiveram um baixo custo de implantação e um grande poder de mobilização social, demonstrando que ações simples, dotadas principalmente de vontade de mudança, podem resultar em impactos positivos para toda a comunidade. Os participantes foram desafiados a desenvolverem seus produtos e retornarem ao campus para aprimoramento, revisão dos processos, levantamento da viabilidade econômica, estratégias de vendas e embalagem", conta o professor Thode.