Nota de esclarecimento sobre a atual situação de greve

O Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, por meio desta nota, comunica à comunidade acadêmica a atual situação de greve, conforme informado pelo Sindicato dos Trabalhadores (as) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SINTIFRJ) por meio do Ofício n.º 15/2024, aprovado durante a 30ª Assembleia Geral do SINTIFRJ, com início no último dia 3 de abril.

Diante deste cenário, o IFRJ implementou medidas para assegurar o diálogo para a continuidade dos serviços públicos essenciais, priorizando o atendimento à população. Ademais, foi instituído um calendário de reuniões semanais com o Comando de Greve para acompanhar a adesão ao movimento e avaliar seus impactos nos serviços prestados pela instituição.

O IFRJ reafirma seu compromisso com o diálogo e com a busca de soluções que minimizem os impactos da greve nos serviços públicos, especialmente para nossos estudantes e demais membros da comunidade. Além disso, foi proposto a assinatura de um acordo entre o sindicato e a gestão do IFRJ para garantir o acordo de reposição das atividades no período em greve, abrangendo aulas e atividades administrativas, com o intuito de salvaguardar o percurso formativo dos nossos estudantes.

É importante destacar que os gestores e servidores do IFRJ compreendem a conjuntura política atual, bem como a degradação de infraestrutura para o desenvolvimento das atividades acadêmicas nos últimos anos, resultante da redução de investimentos e do congelamento salariais, além da falta de perspectiva de reestruturação da carreira dos técnicos administrativos em educação. Nesse contexto, considera-se legítimo qualquer movimento que lute pela garantia e pelo fortalecimento da educação como essencial ao princípio democrático.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos neste momento, comprometendo-nos a manter a transparência das informações por meio dos canais oficiais.