Cineclube Ankito promove debates sobre apropriação cultural no campus Nilópolis

A primeira edição de 2017 do Cineclube Ankito recebeu, no dia 20 de abril, alunos do IFRJ e do Colégio Estadual Aydano de Almeida, para assistirem ao filme “Querida Gente Branca”.  O evento foi organizado pela coordenadora da Coex e professora de Sociologia, Giselle Lage; e pela estagiária também da Coex e aluna do 7º período de Produção Cultural, Esther Costa. Após a exibição do filme, debates sobre o tema foram promovidos pela professora de Antropologia Cultural, Fernanda Delvalhas Piccolo.

O Cineclube é um projeto de Extensão iniciado em 2006 e que, em 2017, foi repaginado. Segundo Giselle, o principal objetivo é fortalecer a integração entre o IFRJ e a comunidade externa, por isso, as escolas de educação básica da região foram convidadas para comparecerem às sessões. “Esperamos que eventos como esse se repitam e que sejam sempre um sucesso”, afirma.

O filme “Querida Gente Branca” gira em torno da polêmica causada por uma festa realizada pelos estudantes de uma universidade, em que os convidados eram incentivados a comparecer com o blackface (tipo de maquiagem usada por pessoas brancas para caricaturar os negros), e com máscaras que também animalizavam a figura deles.

Ao fim da exibição, os alunos debateram junto à professora Fernanda, questões sobre racismo e apropriação cultural. Muitos questionaram o uso de turbantes e dreads por pessoas brancas. Por último, foi passado um questionário para descobrir o perfil do público presente. Segundo Esther, o resultado foi satisfatório. “ Foi um sucesso, a galera realmente quis participar e conversar sobre o assunto”.