Campus Belford Roxo apresenta produção de alunos e abre novo curso

A I Mostra Interdisciplinar de Produtos e Serviços do campus Belford Roxo apresentou, no último sábado, 17, o panorama da produção dos alunos da unidade. Estudantes concluintes dos cursos de formação inicial e continuada em Ecodesign de Acessórios de Moda, em Empreendedorismo e Gestão de Negócios e em Desenvolvimento de Produto Têxtil e de Moda expuseram trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. Guiada pelo tema da sustentabilidade, a mostra marcou também a abertura do curso técnico a distância em Secretaria Escolar do campus.

Para o diretor Fábio Silva, o campus veio para fazer história. “É o maior projeto de educação pública da cidade de Belford Roxo. Essa escola tem que ser uma referência para esse município e para a região da Baixada Fluminense”, afirmou, durante a abertura da mostra, no auditório da unidade. Além de professores e alunos do campus, estiveram presentes o diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão do IFRJ, Marcos Freitag; a coordenadora-geral de educação a distância do Instituto, Aline Pinto Amorim; a secretária municipal de Ciência e Tecnologia do município, Dilcéia Quintella; e o representante regional da União Nacional dos Estudantes, Messias da Silva.

Fábio Silva: 'O campus Belford Roxo tem que ser uma referência para o município'

Microempresa de aluna de Empreendedorismo imprimiu banners da mostra

Formanda do curso de Empreendedorismo, Isabel Souza, moradora de Belford Roxo, encontrou no Instituto uma formação complementar à própria experiência. Desde 2014, ela já era dona de uma microempresa do ramo de estamparias. No IFRJ, conheceu mecanismos de gestão agora aplicados ao seu trabalho. “Quando eu comecei, há dois anos, apenas me cadastrei no MEI (Microempreendedor Individual) e comecei a trabalhar. Achei que era apenas isso. Com o curso, pude perceber que tinha que me legalizar, que tinha que ir à prefeitura, ter meu alvará, meu espaço. Através deste curso, estou me aprimorando e me legalizando”, conta a aluna, cuja empresa foi responsável por imprimir os banners exibidos durante a mostra no pátio do campus.

Além do novo curso técnico a distância em Secretaria Escolar, o campus vive a expectativa de lançar, no segundo semestre de 2017, os cursos técnicos subsequentes em Artesanato e em Produção de Moda.