COVID-19: Informações

Nota Informativa da Comissão Local do Plano de Ações Contínuas de Enfrentamento à Pandemia de COVID-19 do IFRJ campus Nilópolis em 02 de setembro de 2022 - NOVO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Nilópolis vem, desde o início da grave crise sanitária causada pela pandemia da COVID-19, atuando de maneira comprometida e responsável com a segurança de toda a comunidade acadêmica. Com o objetivo de zelar pelo cuidado com a saúde e com a vida de todos e todas, desenvolvemos atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão de maneira remota.

A Comissão Local do Plano de Ações Contínuas de Enfrentamento à Pandemia de COVID-19 acompanha o processo de retomada gradual das atividades presenciais analisando os cenários e propondo ações para que o retorno transcorra de forma organizada e segura. Dúvidas, sugestões e pedidos de esclarecimentos podem ser enviados ao e-mail: covid.cnil@ifrj.edu.br.

Lembramos que os protocolos primários de segurança ― o uso de máscara, manutenção do distanciamento social recomendado, higienização e sanitização de ambientes e medidas de higiene pessoal ― serão mantidos e reforçados. Tais ações devem ser constantes, em todas as tarefas laborais diárias, sendo adotadas por toda a comunidade escolar.

Boletins da Comissão Local do Plano de Ações Contínuas de Enfrentamento à Pandemia de COVID-19 do IFRJ campus Nilópolis

A Comissão Local divulga, semanalmente, boletins com os dados das notificações dos casos positivos dos membros da comunidade acadêmica do campus Nilópolis, assim como medidas preventivas para o controle do contágio. Confira os boletins a seguir:

Volume 7: Semana 8  - 22 a 29 de julho de 2022

Volume 6: Semana 7  - 15 a 22 de julho de 2022

Volume 5: Semana 6  - 08 a 15 de julho de 2022

Volume 4: Semana 5  - 01 a 08 de julho de 2022

Volume 3: Semana 4  - 24 de junho a 01 de julho de 2022

Volume 2: Semana 3 - 17 a 24 de junho de 2022

Volume 1: Semana 2 - 10 a 17 de junho de 2022

Plano Local de Retorno Gradual das Atividades Presenciais - IFRJ campus Nilópolis

Aqui, apresentamos o Plano Local de Retorno Gradual das Atividades Presenciais, no IFRJ campus Nilópolis, de acordo com as fases apresentadas nas Diretrizes para Retorno Gradual das Atividades Presenciais no IFRJ, divulgadas pela Reitoria do instituto em 16 de setembro de 2021, com base em indicadores de biossegurança e de desenvolvimento da doença apresentados pelos órgãos de saúde nacionais, estaduais e municipais, assim como as realidades locais de cada unidade do IFRJ.

Recomendamos a leitura atenta deste plano, para que possamos assegurar um tranquilo retorno gradual das atividades presenciais no campus. As diretrizes, aqui apresentadas, devem ser seguidas por toda a comunidade acadêmica, com responsabilidade. Reforçamos que todas as descrições dispostas neste plano estão sujeitas a adaptações constantes frente às contínuas mudanças dos cenários vigentes.

Anexo 1 - Medidas de Segurança em Laboratórios e Salas de Aula para Retorno Presencial Gradual

Termo de Ciência para Realização de Atividades Presenciais no IFRJ

• A entrega deste termo é obrigatória aos membros da comunidade acadêmica que realizarem alguma atividade presencial no campus;

• Estudantes devem encaminhar aos docentes e estes enviam os termos aos coordenadores de curso;

• Servidores e terceirizados encaminham à chefia imediata.

Termo de Conhecimento das Normas de Conduta para a Realização de Atividades Presenciais em Laboratório e/ou Sala de Aula do IFRJ campus Nilópolis

• A entrega deste termo é obrigatória aos membros da comunidade acadêmica que realizarem alguma atividade em sala de aula e/ou laboratório do campus;

• Estudantes devem encaminhar o termo aos docentes, e estes enviam os documentos aos coordenadores de curso;

• Servidores poderão preencher o formulário com o termo em https://bit.ly/TermoRetornoServCNil, desde que isto seja feito pelo e-mail institucional;

• Terceirizados encaminham à chefia imediata.

De acordo com as definições de cada Colegiado de Curso, apresentamos os componentes curriculares que ofertarão atividades presenciais essenciais de ensino de cunho prático, em laboratórios, no período letivo de 2021.2. Fiquem atentos à comunicação entre os estudantes da turma e o professor de cada disciplina, de modo que todos os detalhes necessários sejam esclarecidos e acordados ao longo do semestre.

Disciplinas dos Cursos de ETNM com Carga Horária Prática Presencial em 2021.2

Disciplinas dos Cursos de Graduação com Carga Horária Prática Presencial em 2021.2

Aproveitamos para indicar alguns documentos institucionais, publicados no Portal do IFRJ, que norteiam os protocolos de biossegurança nos campi do IFRJ, assim como as diretrizes gerais que descrevem as fases de retorno gradual das atividades presenciais.

Protocolo de Biossegurança para as Atividades Presenciais de Estudantes no IFRJ

Protocolo de Biossegurança para as Atividades Presenciais de Servidores e Terceirizados no IFRJ

Diretrizes para Retorno Gradual das Atividades Presenciais no IFRJ

Os vídeos, a seguir, foram elaborados pela Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador (CST) do IFRJ com o objetivo de orientar as medidas para prevenção da COVID-19, por meio dos protocolos de biossegurança para as atividades presenciais na reitoria e nos campi.

Treinamento em biossegurança

Higienização de superfícies