Logo IFRJ

Nota de Indignação: Atraso no pagamento das bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP)

O IFRJ se soma às diferentes instituições de ensino para tornar público e o demonstrar o seu sentimento de indignação em relação ao atraso ocorrido no pagamento aos docentes e estudantes que atuam no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Residência Pedagógica (RP), feito de forma intempestiva e não comunicada aos bolsistas nem às instituições que desenvolvem estes programas e seus respectivos projetos.

Ambos programas desenvolvem importantes ações de ensino, pesquisa e extensão que contribuem de forma fundamental para a formação inicial e continuada de milhares de docentes e estudantes de licenciatura no Brasil. Especificamente no IFRJ, os cortes afetam 7 projetos, que envolvem as Licenciaturas em Física, Matemática e Química, comprometendo o trabalho de 25 docentes e a formação de 168 estudantes.

Tais cortes representam, a nosso ver, o resultado de uma política nacional que, no momento atual, se pauta pela completa desvalorização da profissão docente e, em última instância, da própria Educação em si.

Assim, defendemos a urgente reavaliação da política orçamentária e sua distribuição de recursos, solicitando apoio de toda comunidade acadêmica e da sociedade brasileira em si, na luta contra os cortes orçamentários que afetam diretamente a Educação e a Ciência no Brasil.

 

Ana Luísa Lima

Pró-reitora de Extensão

 

Clenilson da Silva Sousa Junior

Pró-reitor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Substituto

 

Patrícia Silva Ferreira

Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – Substituta

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS