O respeito à ancestralidade

O Campus São João de Meriti, representado pelo seu diretor-geral, Rodney Albuquerque, participou do lançamento, de "Filhos, pais e avôs", primeiro volume da Coleção "Narrativas de Presença e Poder", organizado pela escritora, radicada nos EUA, Sandra R. Coleman, realizado dia 16 de outubro.

Segundo Sandra: "A ideia do livro é, em certa medida, colocar em prática o respeito à ancestralidade, aos mais velhos, uma troca de experiência respeitosa numa relação dialógica. Os participantes são homens negros de diferentes idades, classe social e escolaridade, cujas narrativas são escritas por mulheres negras. O prefácio foi feito pelo filósofo e professor universitário, também com sua minibiografia nesta publicação, Renato Noguera. A apresentação ficou por conta da mestranda Roseane Corrêa, sendo o posfácio um presente do cantor e compositor Altay Veloso".

Entre essas personalidades negras meritienses homenageadas, estão Frei Tatá e o professor Abel, incansáveis, na opinião de Rodney,  na luta antirracista e de valorização da memória do Almirante negro, o herói municipal e do Estado do Rio de Janeiro, o Marinheiro João Cândido.

Este livro, que inaugura a Coleção Presença e Poder, em parceria com a Editora CRV, objetiva a promoção de um diálogo geracional entre biógrafas – mulheres negras – e biografados, de diferentes partes do Brasil. A obra traz o prefácio do filósofo, autor de livros e professor Renato Noguera (também biografado pela coordenadora da publicação); apresentação da mestranda em Saúde Pública Roseane Corrêa; e o posfácio do escritor e compositor Altay Veloso.

foto: Flávio Cardoso