Apresentação

A história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus São Gonçalo (IFRJ/CSG) é marcada por um crescimento significativo e por uma constante atenção ao atendimento das necessidades de formação profissional e tecnológica em São Gonçalo e municípios vizinhos, sempre voltada para os arranjos produtivos locais e para as perspectivas de desenvolvimento do território, além de privilegiar os mecanismos de inclusão social e de desenvolvimento sustentável.

Em agosto de 2008, o Instituto, única unidade de ensino pública federal de São Gonçalo, inicia suas atividades administrativas na Escola Municipal Ernani Farias. Nessa época, o município de São Gonçalo voltava-se para as áreas de Logística de Portos e Estaleiros; Metalurgia; e Meio Ambiente. Por conta deste arranjo, o IFRJ/CSG implantou o “Curso Técnico de Segurança do Trabalho” em 1° de setembro de 2008. Já em 2009, ampliando a sua vocação inicial, implementou-se o curso de extensão “Brasil e África em Sala de Aula”, voltado para a formação de docentes, visando à implementação da Lei 10.639/03 nas redes de ensino do município. Em 2011, este curso de extensão foi aprimorado e evoluiu para o “Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras”, mesmo ano da primeira turma do “Curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio”, o primeiro curso do campus a contemplar o público adolescente e implementado devido a iminente construção do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) em Itaboraí, cidade vizinha de São Gonçalo.

Durante esse processo, o Campus passou por sua primeira expansão espacial, quando, em 10 de dezembro de 2009, ocupou o CIEP Neuza Goulart Brizola, deixando as salas provisórias da Escola Municipal Ernani Farias. No ano de 2017, o Campus passou por novo processo de expansão física, com a assinatura do termo de cessão de uso do CIEP Contíguo Willy Brandt, e pela implementação de novos cursos nos anos seguintes. Nesse momento, diante da crise econômica vivida pelo estado do Rio de Janeiro devido às vicissitudes da indústria, especialmente a naval e a petrolífera, a oferta de cursos voltou-se aos eixos de “ambiente e saúde” e “gestão e negócios”. Atualmente, o IFRJ campus São Gonçalo vislumbra a possibilidade de implementar novos cursos para atender a cidade de São Gonçalo e municípios circunvizinhos, além dos cursos em atividade elencados abaixo:

• Curso técnico em Química integrado ao Ensino Médio;
  • Curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio;
  • Curso técnico em Segurança do Trabalho integrado ao Ensino Médio;
  • Curso técnico em Segurança do Trabalho (concomitante/subsequente);
  • Curso de Pós-graduação Lato sensu em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras.
  • Curso de formação inicial e continuada (FIC) em cuidador de idosos integrado ao Ensino Médio (PROEJA);

Considerando a educação como um dos pilares da formação humana, o IFRJ campus São Gonçalo também busca, em suas ações multidisciplinares, ofertar uma formação integral ao seu corpo discente. Neste sentido, a unidade dispõe de alguns núcleos e coordenações que auxiliam no desenvolvimento dessas atividades, como o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), a Coordenação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (CONAPNE) e o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS).

Ao longo dos anos, o IFRJ campus São Gonçalo consolidou sua reputação como uma instituição de ensino público de qualidade e gratuita, comprometida com a formação de profissionais e cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Além disso, o campus desempenha um papel importante no desenvolvimento da região, contribuindo para a promoção do progresso social, tecnológico e econômico. O campus é um exemplo do poder transformador da educação profissional e tecnológica, qualificando os estudantes a enfrentarem os desafios do mundo do trabalho e a contribuírem para o crescimento sustentável da comunidade local e do país como um todo

Redes sociais do campus São Gonçalo

Instagram Update Adds Emoji Shortcuts Bar for Faster Comments - MacRumors      Tudo Sobre Meta Facebook | Notícias – Tecnoblog

Clique aqui e veja o nosso vídeo institucional de apresentação!