Aprovada a Incubadora do Campus São João de Meriti

O Conselho Superior (ConSup)  do IFRJ aprovou por unanimidade o regimento da incubadora do Campus São João de Meriti na reunião do dia 17 de junho. Com esta aprovação, segundo o diretor geral do campus Rodney Albuquerque, o regimento cumpre todos os requisitos regulamentares para que a incubadora possa iniciar suas atividades.

Segundo o reitor do IFRJ, Rafael Almada, "O surgimento da incubadora de empresas no campus São João de Meriti é a nossa certeza de que estamos formando profissionais para que possam ser empreendedores nos sentindo mais amplo e belo da palavra, gerando futuros empresários conscientes com o papel transformador da educação na geração de renda no município. Em breve nossos egressos estarão contribuindo com o mundo trabalho mais humano e transformador", afirmou Rafael.

O pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPPI), Marcus Vinícius Pereira disse: “A criação da segunda incubadora no IFRJ, sendo a primeira a do campus Eng. Paulo de Frontin e essa, do Campus São João de Meriti, é um estímulo para o ecossistema de inovação e a cultura do empreendedorismo, bem como para desenvolver a economia local. A aprovação do regimento interno da incubadora no Conselho Superior se deu após a sua aprovação no Conselho Acadêmico de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (CAPOG) a partir da primeira análise realizada pela Coordenação-Geral de Parcerias, Prospecção e Empeendedorismo da PROPPI”.

Para Rodney Albuquerque, esse momento é um divisor de águas e também, segundo ele,  a pedra fundamental de uma nova caminhada: "Com a anuência do Conselho Superior do IFRJ, agora começam os trabalhos e lançamento de editais, pois a incubadora será um ativo estratégico de nosso campus e trará oportunidades”.

Flávio Henriques, presidente do GT responsável pelo regimento da incubadora, diz que o Campus São João de Meriti e o IFRJ ganha um importante instrumento de articulação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, possibilitando a criação de inovações que conectam a academia e as demandas da sociedade por meio do empreendedorismo e da ciência. De acordo com o docente, a validação do projeto no CoCam, na PROPPI, no CAPOG e no CONSUP valoriza e engrandece o trabalho realizado ao longo de um ano pelo GT. “Deixo aqui registrado meu agradecimento ao GT que elaborou e revisou o projeto; ao nosso Diretor Rodney Albuquerque pelo incentivo e orientação com base na sua experiência em inovação; e às diversas pessoas que contribuíram conosco por meio de mentorias e dos pareceres e análises nas diversas instâncias por onde tramitou o processo. Que tenhamos sucesso agora na implantação da nossa incubadora”, disse Flávio.

Além do professor Flávio Henriques,  estiveram também presentes na reunião do Consup, o vice-presidente do GT da Incubadora e coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus São João de Meriti, o professor Marcel Alvaro de Amorim e o diretor-geral do campus São João de Meriti, Professor Rodney Albuquerque.

Para Marcel Amorim  "A incubadora é mais um passo pela ampliação da Inovação no Campus São João de Meriti, que já apresenta práticas de pesquisa e cursos de pós-graduação bem estabelecidos". Já  o diretor de ensino da unidade, Luiz Alberto Junior,  enfatizou que a construção do Regimento da Incubadora oportunizou a compreensão de uma proposta capaz de ampliar os espaços formativos dos estudantes que desejam também assumir ações empreendedoras em sua trajetória curricular. “Considerando os arranjos produtivos locais, o Campus São João de Meriti se inscreve enquanto lugar potencializador do desenvolvimento de pequenas empresas, auxiliando-as a ultrapassar barreiras iniciais que impedem seu crescimento e a produzir eficientemente seus produtos", lembrou o diretor.

Por fim, Rodney agradeceu a todos e todas que ajudaram na conquista. “Inclusive ao GT, Coordenação Geral de Prospecção e Empreendedorismo da PROPPI, colegiado de Campus (CoCam), o Conselho Acadêmico de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CAPoG) e ao próprio Conselho Superior (ConSup), esta é uma entrega importante”, destacou o diretor-geral.
 .
O Endereço da Incubadora de Empresas de São João de Meriti - InEmpSJM é: Rua Vala da Divisa, s/nº, Coelho da Rocha, São João de Meriti - RJ, CEP.: 25.550-110

A Incubadora já lançou uma página na rede social LinkedIn https://www.linkedin.com/company/incubadorasjm e pretende lançar em breve uma página própria: http://incubadorasjm.ifrj.edu.br e e-mail para contato incubadora.csjm@ifrj.edu.br , pois devido a pandemia do novo Coronavírus SARS-CoV-2 COVID 19 o contato é apenas por meio virtual.