Equipe do Campus Arraial do Cabo em busca de vaga na final da ONHB

A 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil está se aproximando de sua fase final e conta, atualmente, com uma equipe do IFRJ Campus Arraial do Cabo na disputa por uma vaga na finalíssima.

A primeira fase da ONHB teve início em maio de 2021, contando com a presença de mais de 9.300 equipes de todos os estados brasileiros, sendo cinco delas do IFRJ Campus Arraial do Cabo. Na fase atual, a última online, há 1862 equipes na disputa, sendo 60 do Rio de Janeiro e uma delas é a Vozes de Atena, do IFRJ Campus Arraial do Cabo, composta pelas estudantes do 1º período do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, Anna Clara Nunes Da Mata, Cíntia Dorneles Silva e Fernanda Schwartz da Silva Martins, orientadas pela equipe de história, composta por Marcela Moraes e Rafael Brasil.

Para a aluna Cíntia Dorneles, a experiência com a ONHB está sendo extremamente enriquecedora e gratificante. “Participar me deu a oportunidade de conhecer meus professores melhor e manter um canal de comunicação muito melhor do que se fosse só com aulas normais. Me permitiu conhecer e criar laços com as meninas da minha equipe e isso refletiu no meu dia a dia com elas, mesmo que no ensino remoto. Aprendi a ceder e a escutar o outro, e chegar a uma opção melhor por meio do debate e da compreensão”, destacou.

Já a discente Fernanda Schwartz destacou que estar na ONHB, está sendo uma experiência totalmente diferente e única: “Não se trata apenas de aprender sobre história, mas aprender sobre persistência, empatia e a compreensão. Aprendi muito a ouvir, a me posicionar, e a ceder. Tive oportunidade também de ter mais contato com as meninas do meu grupo e meus professores de história. Está sendo uma experiência inusitada, divertida e gratificante!”, disse.

As novas experiências provocadas pela ONHB cativaram a estudante Anna Clara: “Eu acho essa experiência na ONHB algo tão diferente, eu nunca achei que iria chegar até aqui, mas está sendo uma experiência bem interessante, participar disso tudo é emocionante”, afirmou.

Sobre a ONHB - A Olimpíada Nacional em História do Brasil teve sua primeira edição em 2009 e, desde então, vem sendo organizada pelo Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A ONHB conta com a participação de milhares de estudantes do ensino básico brasileiro (do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio) de escolas públicas e privadas de todos os estados do país.

Colaboração: Rafael Brasil