IFRJ realiza a oficina “Levantamento de dados sobre violações de direitos humanos e segurança digital”

A equipe do projeto “Educadores são Defensores dos Direitos Humanos: um estudo de viabilidade para um projeto de acolhimento no IFRJ”, financiado pela Protect Defenders participou no dia 10 de maio da oficina “Levantamento de dados sobre violações de direitos humanos e segurança digital”.

A atividade foi organizada de forma virtual pelo Grupo de Pesquisas em Tecnologia, Educação e Cultura (GPTEC) do Campus Rio de Janeiro do IFRJ e teve como palestrantes representantes da equipe do Instituto Marielle Franco: Rafael Rezende (coordenador de Projetos do IMF), Luna Costa (coordenadora de Comunicação do IMF e Fabiana Pinto (pesquisadora e analista de dados do IMF).

O Instituto Marielle Franco no último ano se tornou referência na produção de dados e infográficos no campo de violações aos direitos humanos, como por exemplo na pesquisa “Violência Política contra mulheres negras”, disponível neste link: https://www.violenciapolitica.org/

Durante a atividade, Luna Costa, Rafael Rezende e Fabiana Pinto, representantes do Instituto Marielle Franco, compartilharam experiências e orientações sobre a aplicação de questionários on-line em larga escala relacionados à luta por direitos humanos, bem como a importância de estar em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor no Brasil.

Daniela Correa (bolsista PIBIEX Júnior ligada ao projeto) disse que gostou muito da troca entre todos os participantes e da preocupação por parte dos palestrantes em deixar tudo muito bem explicado. “Fico feliz de ter acesso a palestras, oficinas e trabalhos como esses, acredito que são de grande valor para minha evolução acadêmica!”

Rafael Rezende disse: “Muito bacana poder trocar aprendizados e experiências com a equipe do IFRJ. Uma parceria importante para pensar como a pesquisa e a ciência podem ajudar a fortalecer a educação pública do nosso país.”