Logo IFRJ

Impactos da Covid-19 na Economia Criativa da Baixada Fluminense

O resultado de um projeto que envolveu pesquisadores do IFRJ (Campus Nilópolis, Belford Roxo e São João de Meriti), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisadores  independentes que moram e/ou atuam na Baixada Fluminense será lançado no Seminário “Impactos da Covid-19 na Economia Criativa da Baixada Fluminense” que acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de maio de 2021.

No primeiro dia haverá  dois lançamento, o Relatório da Pesquisa, que dá nome ao seminário e do Observatório Baixada Cultural (OBaC). O relatório é uma compilação de informações da pesquisa nacional com um recorte para trabalhadores da cultura e grupos culturais da Baixada.

A equipe que realizou a pesquisa criou, então, o OBaC, uma parceria interinstitucional agregando pesquisadores do IFRJ, da UFRRJ e pesquisadores/as independentes. O OBaC pretende produzir estudos, pesquisas e intervenções no território da Baixada Fluminense através de projetos de extensão e atuar junto aos poderes públicos locais, aos grupos e coletivos culturais e a outros pesquisadores da região ou interessados em gerar informações e subsídios para formulação de políticas públicas de cultura e para fortalecer a articulação da rede cultural da Baixada Fluminense, numa aproximação com as Instituições de Ensino Superior localizadas em seu território.

Nos dias 4 e 5 de maio haverá  duas mesas com participação de representantes dos coletivos culturais, conselheiros municipais de políticas culturais e gestores culturais de municípios da Baixada Fluminense. O objetivo dos debates é amplificar os aprendizados obtidos na execução de políticas culturais para lidar com os impactos da pandemia: a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

No dia 4, será debatida elaboração e execução dos Prêmios e Editais da Lei Aldir Blanc na Baixada Fluminense. Quais os principais entraves, quais os ganhos obtidos?

No dia 5, será discutida a elaboração e implementação do mecanismo de Subsídios aos Espaços Culturais Comunitários na região e sua operacionalidade. Houve viabilidade? Como as Procuradorias Gerais dos Municípios se portaram? Como aprimorar o acesso dos equipamentos culturais não formais?

ONDE: no canal do OBaC no youtube

Link para as Inscrições:

Relatório final

Mesa 1

Mesa 2

Mesa 3

Release

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS