Retomada das ações para a Expansão do Campus Rio de Janeiro junto à Prefeitura do Rio de Janeiro

O reitor do IFRJ e membros da Direção do Campus Rio de Janeiro do IFRJ estiveram hoje, dia 06, reunidos com o secretário Washington Fajardo da Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e com o vereador Reimont Luiz Otoni Santa Bárbara, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

A reunião aconteceu de forma virtual, devido às restrições em virtude da pandemia da COVID-19, e teve como pauta a continuidade do projeto de lei municipal que garantirá a ampliação do Campus Rio de Janeiro, uma demanda de décadas e que se torna cada vez mais próxima de ser atendida. A proposta foi novamente a de apresentar um projeto de lei que permita a expansão do campus.

Participaram da reunião o reitor Rafael Almada e o pró-reitor de Planejamento e Administração Igor Valpassos. Representando o Campus Rio de Janeiro, estiveram presentes o diretor-geral Jefferson Amorim, a diretora de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional (DDAI) Adriana Linhares e a diretora de Extensão, Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (DEPPI) Sheila Albert dos Reiss. E, representando a reitoria o reitor Rafael Barreto Almada e o Pró-reitor da Pró-reitoria de Planejamento e Administração Igor da Silva Valpassos.

A primeira iniciativa realizada em conjunto com a prefeitura foi o Projeto de Lei complementar (PLC) n.º 141/2019, que "estabelece regras de incentivo a empreendimentos Residenciais, à Produção de Habitação de Interesse Social e ao Desenvolvimento de Atividades Econômicas No Território Municipal e dá outras providências". O Projeto foi inclusive pauta de Audiência Pública no dia 31/10/2019, às 13h30, no auditório do Campus Rio de Janeiro e contou com a presença do reitor, dos pró-reitores e do setor de Engenharia. Na audiência foi apresentado o PLC e as estratégias de debate para a expansão do campus, entretanto o projeto não avançou pelo excesso de alterações no plano diretor da cidade e pouco alinhamento da gestão anterior na prefeitura.

Várias gestões do campus e da Reitoria dialogaram sobre este projeto de expansão, inúmeras soluções foram apresentadas, mas ainda existiam muitas dúvidas sobre o real problema que impedia a construção de  um novo prédio no terreno do campus.

Após estudo junto à Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura foi identificada pelos gestores a necessidade de alteração dos parâmetros de edificação do campus, ampliando o Índice de Aproveitamento da Área (IAA), a altura máxima e número máximo de pavimentos das edificações e a Taxa de Ocupação máxima (TO). Com estas alterações, o campus possui a autorização de construir o prédio.

A equipe da Diretoria de Engenharia, Serviços, Infraestrutura e Expansão já elaborou o projeto do campus, com aumento do número de salas de aulas para os cursos, criação de uma nova biblioteca com amplo espaço aos estudantes para estudo em grupo e individual, além de um novo auditório com cerca de 300 lugares para novos eventos e atividades, além de novos espaços aos setores administrativos da instituição. Com estas alterações serão gerados novos espaços nos prédios anteriores e garantida ainda a construção de um estacionamento maior sob os pilotis, além de uma quadra poliesportiva, que vai proporcionar atividades físicas e qualidade de vida, de servidores e estudantes.

"Com este projeto o campus terá mais visibilidade na região. O Campus Rio de Janeiro agradece demais a reitoria por esta iniciativa ímpar na história do campus", agradece Jefferson Amorim.

O Campus Rio de Janeiro possui sete cursos técnicos de Alimentos, Biotecnologia, Farmácia, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente e Química; cursos de bacharelado em Ciências Biológicas com Habilitação em Biotecnologia e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e em Processos Químicos; cursos de pós-graduação: Especialização em Ensino de Ciências com Ênfase em Biologia e Química e em Gestão da Segurança de Alimentos e Qualidade Nutricional e Mestrado e Doutorado Acadêmico em Bioquímica e Biologia Molecular (multicêntrico) e em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, totalizando 2.442 estudantes em 2019 e a expansão do campus permitirá atingir a meta de mais de 3.600 estudantes, tornando-se o maior campus do IFRJ.