Logo IFRJ

EDITAL Nº 08/2021 - NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em 19 de fevereiro de 2021, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) tornou público seus editais de acesso para a educação profissional técnica de nível médio, graduação e pós-graduação. Cada nível e modalidade de ensino possui um processo seletivo próprio e com etapas específicas.

No caso dos cursos técnicos de nível médio integrado, a escolha pela prova on-line se baseou em indicações de setores da saúde pública para evitar a realização de atividades presenciais que potencializassem a contaminação de pessoas pelo novo coronavírus.

A impossibilidade de uso de tablets e celulares e a exigência de computadores com uma configuração mínima para a realização da prova se devem às medidas de proteção de dados e segurança cibernética, assegurando a lisura do processo. Em consulta a especialistas, não foram identificados excessos nessa configuração.

Ao longo da última semana, foram recebidas contribuições ao edital, de forma a alterar ou ampliar as possibilidades do mecanismo de acesso, a saber: avaliação de históricos escolares, realização de sorteio público e a possibilidade de realizar a prova presencial.

Os gestores do IFRJ, sensíveis às contribuições, analisaram que a forma de acesso exclusivamente pela prova on-line poderia se configurar como uma medida que reduzisse oportunidades. Outras formas de acesso, se utilizadas isoladamente em um processo seletivo com uma quantidade elevada de inscritos, poderiam também não atender a seu objetivo principal - igualdade de oportunidades entre candidatas (os). Devem ser consideradas, ainda, as experiências de outras instituições que tiveram seus processos sob análise de órgãos de controle.

Por fim, o IFRJ decidiu pela suspensão do Edital nº 08/2021. Um novo edital será divulgado o mais breve possível visando ampliar possibilidades de atendimento e que, a despeito das condições impostas pelo agravamento de uma pandemia sem precedentes na história mundial, possa assegurar o nosso maior objetivo: um amplo acesso ao ensino público, gratuito, laico e de qualidade ofertado pelo IFRJ.

Confira aqui a nota na íntegra.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS