IFRJ conquista ouro, prata e primeiro lugar geral em torneio de química

O IFRJ conquistou oprimeiro lugar geral no Torneio Virtual de Química (TVQ), edição 2020. o torneio contou com a participação de mais de 900 candidatos de todo o país (mais de 300 equipes de 1 a 3 alunos), sendo dividida em 3 fases eliminatórias que ocorreram durante os meses de agosto a dezembro de 2020.

O TVQ é uma competição acadêmica de nível nacional organizada por estudantes de graduação dos cursos de Química e Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), voltada para estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico com o intuito de fomentar e expandir os conhecimentos da Química.

Na competição, as duas primeiras fases são virtuais e constituídas por questões objetivas e discursivas com temas desafiadores, normalmente abordados no ensino superior, como um estímulo à consulta à literatura e à discussão com professores. A terceira fase, realizada de forma individual pelos estudantes, ocorreu no formato virtual - excepcionalmente em 2020 - sendo composta por 8 questões discursivas, das quais os participantes tinham que escolher somente 4 para realização. Nessa, os melhores alunos e equipes classificados foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas.

A equipe do IFRJ, Mariecurie.ifrj, foi formada por André Victor Oliveira Avellar - Curso Técnico Integrado em Farmácia –; Filipe Pinto Pereira - Curso Técnico Integrado em Química e Karolina Santos Esteves - Curso Técnico Integrado em Biotecnologia, todos do Campus Rio de Janeiro. O orientador do time campeão foi Eduardo Coelho Cerqueira - professor de Química Analítica Quantitativa – também do Campus Rio de Janeiro.

Na categoria individual, Karolina recebeu medalha de ouro, e os alunos André e Filipe ficaram com a prata. Na classificação por equipe, foi obtido o primeiro lugar geral, o que valeu mais uma medalha de ouro.

A cerimônia de premiação e encerramento está prevista para o mês de abril de 2021 (sem dia definido ainda), sendo sediada no Instituto de Química da UNICAMP (pode sofrer alteração devido à pandemia da COVID-19).

De acordo com Eduardo Cerqueira, a avaliação foi bastante positiva: “Os estudantes representaram brilhantemente a instituição, comprovando mais uma vez o ensino público de qualidade oferecido pelos Institutos Federais. A dedicação e a perseverança da Karol, do Filipe e do André me impressionaram bastante ao acompanhá-los na competição. Agradeço muito pela oportunidade de ter trabalhado com eles”, disse.

A medalhista de ouro da equipe disse: “Nós três já havíamos participado de outras olimpíadas, mas o Torneio foi uma experiência totalmente diferente delas, que demandou muita pesquisa e trabalho em equipe. Apesar das dificuldades, normais em competições, estamos muito felizes em termos participado e, mais ainda, por termos alcançado esses resultados.  Foi, com certeza, um desafio muito enriquecedor para toda a equipe!” comemorou Karolina Santos Esteves

Confira AQUI os resultados oficiais