IFRJ firma parceria com Huawei ICT Academy

Instituto foi credenciado a ofertar cursos junto à empresa chinesa

O Instituto Federal do Rio de Janeiro firmou parceria com a Huawei ICT Academy. A Huawei é uma das empresas de tecnologia que mais cresce no mercado mundial, atuando em diversas áreas dentro da tecnologia da informação e comunicação. Com este credenciamento, o IFRJ está apto a oferecer cursos, usando como suporte o material oferecido pelo Huawei.

Integram a equipe à frente desta parceria, o coordenador-geral de Relações Internacionais, Rodrigo Lemos; o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPPI), Marcus Vinicius Pereira; e o professor Fabiano Santos, do Campus Niterói e que atua também na Agência de Inovação da PROPPI. A parceria prevê a oferta de treinamento padronizado com a indústria de ICT em áreas como inteligência artificial, internet das coisas, 5G, entre outras.

Entre os benefícios da parceria para o IFRJ, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPPI), Marcus Vinicius Pereira, destaca o acesso ilimitado à plataforma de aprendizagem; ferramentas de simulação; certificados profissionais para professores; oportunidade de futuras parcerias com a Huawei; participação na ICT competition; experiências práticas; e oportunidades de emprego. “O público prioritário desses cursos são os estudantes do IFRJ, mas há a ideia de se abrir os cursos para todos os interessados”, explicou o pró-reitor.

Já o coordenador-geral de Relações Internacionais, Rodrigo Lemos, destacou que esta parceria corrobora para internacionalização da marca IFRJ. “Ações como estas são de suma importância para a construção de um IFRJ ainda mais forte em seu processo de consolidação pelo caminho da pluralidade, da interculturalidade e da globalização. Parcerias como esta servem de modelo para que os nossos servidores percebam que há muitas possibilidades para além dos muros institucionais, seja a nível nacional ou internacional”, enfatizou.

Marcus Vinicius disse ainda que, agora que o IFRJ já foi credenciado para a parceria, a oferta dos cursos começará logo após a capacitação dos professores que ministrarão os cursos.

Feira - Apesar dos cursos ainda não terem data exata para início, alguns dos benefícios da parceria com a Huawei já podem ser desfrutados: está chegando a “Huawei ICT Job Fair - Feira Online de Estágio e Emprego”.

As inscrições para o evento podem ser feitas neste link.