APNPs: O que são?

As ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS (APNPs) consistem em um conjunto de atividades de ensino e aprendizagem, prduzidas por professores e estudantes, que visam ofertar conteúdos e objetivos de aprendizagem de cada disciplina ou componente curricular que compõem os cursos do IFRJ, de acordo com seus respectivos Planos/Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), adaptados e planejados conforme o contexto de excepcionalidade da pandemia do COVID-19.

Ao trabalharmos com as APNPs, buscamos assim retomar, mesmo que de uma forma diferente, nossas atividades de ensino e de estudos, agora de uma forma socialmente distante, mas nem por isso que impeça o contato entre estudantes, pais, professores e demais setores do IFRJ.

Dessa forma, aos trabalharmos juntos, professores, COTP, Núcleos Especializados, outros setores e servidores, estudantes e pais, temos todos que ter em mente os mesmos objetivos:

1. viabilizar o distanciamento social recomendado pelos órgãos de Saúde;
  2. possibilitar nossos vínculos educacionais e afetivos com o IFRJ e todos de sua comunidade;
  3. reorganizar e adaptar a oferta de nossos cursos e a aprendizagem dos nossos professores e estudantes a essa realidade que é nova, mas passageira;
  4. contribuir para uma rotina básica de estudos;
  5. manter o contato acolhedor entre todos nós, enquanto afastados do ambiente físico do campus.

ACESSE OS CALENDÁRIOS ACADÊMICOS PARA AS APNPS

Ensino Técnico de Nível Médio - Cursos Técnicos Integrados, Subsequentes, Concomitantes, EJA:

Graduação - Bacharelados, CSTs e Licenciaturas:

Então, o que são as APNPs?

São atividades remotas, feitas como uma solução temporária para a situação de distanciamento social vivida nesse momento de pandemia e suas consequências. Buscam dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem no contexto de isolamento social que estamos vivendo e, portanto, não configura uma nova modalidade de ensino. “O adjetivo remoto indica que os sujeitos envolvidos no processo se encontram distantes, no sentido de espaço/território, e, em alguns momentos, também no sentido do tempo cronológico. Sabe-se que sem interação entre esses sujeitos, seja ela mediada ou não, não é possível promover processos educativos, e aí reside a necessidade de uso de ferramentas tecnológicas de informação e comunicação e de diferentes suportes digitais para os conteúdos/conhecimentos que são objetos do ensino e da aprendizagem.

Trata-se, então de uma prática de ensino em que os sujeitos (professor e estudante) se encontram em espaços  distintos (suas casas) e a interação entre eles ocorre por meio de tecnologias da informação e comunicação, de forma síncrona ou assíncrona, a partir de diferentes metodologias de ensino/aprendizagem e contando  com  diferentes suportes para o acesso aos conteúdos/conhecimentos que são objetos desse processo formativo. Nesse sentido, as APNPs podem se utilizar de diferentes recursos e metodologias já existentes, desde que contextualizados e adaptados às necessidades decorrentes dessa nova forma de desenvolvimento do processo formativo.

(Referência: Diretrizes Pedagógicas para o Ensino Remoto no IFFar. In: https://www.iffarroupilha.edu.br/ultimas-noticias/item/18211-iffar-divulga-diretrizes-pedag%C3%B3gicas-para-o-ensino-remoto).

Não há estudos que apresentem de maneira sistematizada o que são as APNPs, tampouco marcos legais ou diretrizes curriculares e pedagógicas para o seu desenvolvimento. Temos de entender que tudo isso é novo para todos nós envolvidos: a comunidade do IFR, o Brasil e o mundo. Enfim, foi nesse contexto de necessidade total de isolamento social que as instituições se viram diante dos desafios de  pensar e produzir experiências acerca dessa nova forma de ensino e aprendizagem. Por isso,devemos partir das experiências que já conhecemos, porém aplicando-as a uma realidade de ensino-aprendizagem completamente diferente e híbrida, incorporando formas de ensino comuns tanto à educação presencial quanto à educação à distância. Mas lembre-se: não podemos confundir as APNPS com as tradicionais formas de desenvolvimento do ensino: “a presencial” e a “a distância”.  APNP NÃO É ADAPTAÇÃO ON LINE DA AULA PRESENCIAL!

FORMAÇÃO CONTINUADA EM APNPs