Ciência através dos quadrinhos

O campus Mesquita do IFRJ tem como um dos seus objetivos principais divulgar e desenvolver atividades de popularização da ciência, de forma prática, simples e lúdica. Nesse princípio, o campus recebeu nessa quarta-feira, 17 de fevereiro, a Oficina de ‘’Quadrinhos e Fanzines na Divulgação Científica’’, ministrada pela professora Danielle Fortuna, Doutora em Ensino de Biociência e Saúde (Fiocruz).

A atividade, que aconteceu durante todo o dia, abordou questões sobre maneiras diferentes de propagar conhecimento e trouxe as abordagens de cada etapa de construção de uma história em quadrinhos, com ênfase nos recursos narrativos, além de desenho, criação de personagens e roteiro.

A oficina aconteceu em duas partes, a primeira abordou teoria sobre educação, saúde e a história do surgimento e desenvolvimento dos quadrinhos. Na segunda parte os próprios alunos colocaram em prática o aprendizado e criaram seus próprios quadrinhos e fanzines, que ficaram no acervo da biblioteca do Campus.

A Doutora Danielle Fortuna afirma que os quadrinhos são uma estratégia de ensino, que podem ser feitos de forma crítica, reflexiva, e que ajuda alunos a terem autonomia, criatividade e a trabalharem informações de forma mais lúdica e prazerosa. ‘’Os quadrinhos exploram o potencial da linguagem, o traço pessoal, narrativas mais complexas e ainda ajudam a trabalhar a interdisciplinaridade’’.

A oficina foi gratuita e contou com a participação de alunos do curso de Especialização Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica, do campus Mesquita, mediadores do Espaço Ciência InterAtiva e professores do Ensino Médio e Educação Infantil de municípios da Baixada Fluminense.

Lays Rodrigues, professora da rede estadual, participou das atividades e afirmou que o que despertou seu interesse foi a possibilidade de trabalhar formas diferentes e lúdicas com suas turmas, além de poder aplicar o conhecimento aos seus alunos com autismo. A oficina teve como objetivo, segundo Danielle Fortuna, multiplicar o conhecimento e compartilhar com pessoas da área de ensino estratégias de aprendizagem e novas possibilidades dentro educação.