Semana de Planejamento capacita digitalmente os servidores do Campus Nilópolis

Apesar da suspensão do calendário acadêmico, o Campus Nilópolis manteve a Semana de Planejamento (SEPLAN), que reuniu diretores, docentes e técnicos administrativos em reuniões virtuais de 23 de julho a 6 de agosto.

Os palestrantes convidados foram: Fernanda Gonçalves, doutoranda do Instituto Federal de Psiquiatria do Rio de Janeiro e coordenadora do curso de psicologia da Universidade Estácio de Sá (UNESA); Helton Sereno, Giovana Cardoso e Rafael Vassalo, docentes do IFRJ Campus Volta Redonda; Carlos André Câmara, pró-reitor de Ensino do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT); Constantino Dias, docente do IFMT; Érico Lemos, Heitor Achilles, Fábio Lirio e Rafael Baptista, docentes do IFRJ Campus Nilópolis; Aline Amorim, docente do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Durante a semana de planejamento, os servidores aproveitaram para debater sobre a “Saúde Mental Docente no Novo Mundo Pós-Covid-19” e puderam se aventurar em capacitações com diferentes plataformas digitais, como o Canva, Google ClassRoom e Moodle. Além disso, os servidores participaram de relatos de experiências sobre as possibilidades de adoção de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP).

Segundo o diretor-geral do Campus Nilópolis, Thiago Matos Pinto, o grande desafio para a direção foi ofertar atividades que agregassem conteúdo para os servidores durante a semana de planejamento, em um novo contexto. “Os principais destaques da semana foram as capacitações que foram ofertadas aos professores. As expectativas foram superadas, foi uma semana de planejamento histórica para o Campus Nilópolis. A repercussão foi em todos os campi, inclusive tivemos a participação de servidores de outros campi do IFRJ, recebemos elogios de outros diretores e até mesmo da reitoria. Foi uma semana de planejamento que repercutiu na comunidade”, falou o diretor.

Já a diretora de Graduação e Pós-graduação, Fabiana Almeida, enfatizou que toda a programação teve como objetivo orientar e ajudar os servidores em relação ao cenário atual. “O mais importante de tudo isso foi ver a participação intensa de docentes e técnicos em nossa primeira SEPLAN virtual e ainda receber dos servidores do campus um retorno bastante positivo, o que foi muito recompensador e nos deixou bem satisfeitos”, contou Fabiana.

A psicóloga Fernanda Gonçalves comandou a conversa sobre saúde mental e disse que ficou lisonjeada com o convite e que poder discutir e falar sobre saúde mental é importante para que as pessoas consigam identificar sinais de atenção. “Falar dos principais sintomas que estão presentes em razão do isolamento social e da pandemia, e do que pode vir futuramente no que se refere ao adoecimento psíquico, é fundamental. Além disso, abordamos o que mudou na nossa rotina docente e como podemos desenvolver estratégias para que ela seja mais saudável”, finalizou a docente e coordenadora de psicologia da UNESA.

O pró-reitor de Ensino do IFMT, Carlos André Câmara, disse que considera o papel do servidor público da Rede Federal Tecnológica uma partilha de experiências. “Considero que minha participação foi positiva pela oportunidade de falar sobre a nossa experiência e conseguir despertar questionamentos, que poderão ser indicativos para a instituição de atividades não presenciais por meio de Instrução Normativa no Campus Nilópolis. Fico muito feliz com a oportunidade de somar ao campus e ao IFRJ”, afirmou.

Aline Amorim é docente de cursos de formação para EaD no Cefor-Ifes. De acordo com ela, o maior desafio não está em aprender a utilizar os recursos tecnológicos e sim em repensar a metodologia. “Não é possível transpor o mesmo formato de aula presencial para o on-line, mas sim planejar a partir desse novo espaço de aprendizagem, que pode ser muito dinâmico e colaborativo de acordo com a proposta pedagógica do professor”, contou Aline.

Ela também falou sobre o engajamento dos docentes do campus. “Percebi os colegas muito engajados e com muita vontade de aprender. Nas duas tardes que ministrei a capacitação, pude perceber uma participação muito ativa no chat, por áudio e na realização da atividade prática do último dia. Foi muito gratificante, eu me senti feliz e acolhida”, finalizou a docente do Ifes.

Colaboração: Camilla Fonseca