Diálogos da Cultura: Os Desafios da Implementação da Lei Aldir Blanc no Estado e nos Municípios

Em mais uma edição do "Diálogos da Cultura" – série de conversas virtuais criada por estudantes e professores do Bacharelado em Produção Cultural do IFRJ Campus Nilópolis, em parceria com o Núcleo de Criação Audiovisual (NUCA) e a Coordenação de Extensão (COEX) do campus –, na segunda live do mês de agosto, que acontecerá no dia 17/08, às 17h, o bate-papo será sobre “Os Desafios da Implementação da Lei Aldir Blanc no Estado e nos Municípios”. Serão convidados:

Taydara Araújo, Assessora Executiva de Projetos Especiais e Relações Intermunicipais, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Graduada em Produção Cultural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Atuou como produtora executiva em diversas produções teatrais, musicais, festivais, circuitos artísticos em gestão privada. Iniciou carreira na gestão pública em 2012. Exerceu a função de Coordenadora Administrativa de Projetos Incentivados da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro (SECEC/RJ). Com ampla experiência na área de implementação de políticas públicas culturais e sociais, foi Idealizadora e Coordenadora do Programa Cadeira Cativa, institucionalizado em agosto de 2019 na Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de fomentar a democratização de acesso às artes na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente é Assessora Executiva da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, coordenando o Gabinete Humanitário da Cultura Solidária além de mobilizar os 92 Municípios ao engajamento e adesão ao Sistema Nacional de Cultura.

Rebecca Papaléo é egressa do curso de Bacharelado em Produção Cultural do IFRJ, atualmente gerente de fomento cultural da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, onde são desenvolvidos e acompanhados editais de fomento direto, emendas parlamentares e convênios. Ainda na Secretaria Municipal de Cultura, também atuou na então Coordenadoria de Cultura e Cidadania por 4 anos, onde interessou-se pelas políticas culturais e pode unir suas preferências da vida acadêmica à vida profissional. Atua de forma geral na área do desenvolvimento, execução e avaliação de projetos e ações culturais, bem como prospecções para as políticas de cultura principalmente no âmbito social.

João Guerreiro é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 1992), mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 1998) e doutor em Políticas Públicas de Cultura pela UFRJ (2013). Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. É professor do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Nilópolis (RJ) atuando no curso de gradução em Produção Cultural e no curso de Pós-Graduação em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação (LACE). Exerce, ainda, coordenação do Grupo de Pesquisa OiCult (Observatório Indisciplinar de Fazeres Culturais e Letramentos) vinculado ao CNPq desde novembro de 2013. Coordena o Grupo de Trabalho “Culturas e Juventudes” no Encontro anual de Estudos Multidiciplinares em Cultura (ENECULT/UFBa). Desenvolve pesquisas sobre culturas, política, periferia e juventudes.

A transmissão da live acontecerá no YouTube, através do canal: https://www.youtube.com/user/IFRJTV. Lá também é possível acompanhar todos os "Diálogos da Cultura" que aconteceram anteriormente.