Logo IFRJ

Farmácia na comunidade em tempos de pandemia

Farmácia na Comunidade é um projeto que surgiu no Campus Rio de Janeiro e funciona desde meados de 2017. A ideia nasceu entre os professores da equipe de Farmácia, dentro de uma perspectiva de integração do IFRJ com a sociedade, fazendo eventos relacionados à saúde, com intuito de desenvolver atividades e veicular informações sobre o tema junto à comunidade, buscando a promoção do autocuidado, bem como do cuidado coletivo.

Em tempos de pandemia, o projeto decidiu inovar para continuar educando. É o que conta a coordenadora do Farmácia na Comunidade, Sharon Landgraf. “Nesse sentido, os eventos abertos foram substituídos por campanhas educativas virtuais, onde a população pode acessar nosso material através das mídias sociais, como Instagram e Facebook”.

Nas redes sociais são esclarecidas dúvidas sobre mitos e verdades do novo coronavírus, são ensinados cuidados básicos e se destaca a importância de lavar as mãos, limpar o celular, utilizar máscaras, evitar o contágio ensinando como a transmissão ocorre ajudando a evitá-la, entre outras atividades.

Com uma linguagem simples e interativa, o projeto, segundo seus organizadores, tem alcançado as mais diversas camadas da sociedade, democratizando o acesso ao conhecimento e atendendo as reais necessidades pedagógicas da população em relação as diferentes questões de saúde, inclusive sobre a COVID-19, mesmo em situação de distanciamento social.

Sharon fala ainda da importância do projeto dentro da comunidade. “Ele auxilia na disseminação de informações sobre saúde e práticas que melhoram a qualidade de vida das pessoas, principalmente àquelas carentes de recursos e informações”, finaliza.

Instagram: @fm.comunidade

Facebook

Colaboração, Fernanda Monteiro

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS