Comunicação Social

A Coordenação-Geral de Comunicação Social (CGcom) do IFRJ é a estrutura profissionalizada de comunicação do Instituto. Situada na sede da Reitoria, ela tem como atividade central promover o fluxo de informações necessário ao cotidiano do Instituto, atuando junto a setores diversos e aos campi, a fim de atender às demandas de seus públicos interno e externo.

A CGcom age em consonância com os objetivos relativos a divulgação institucional, comunicação pública, promoção da imagem do IFRJ para seus públicos de interesse e relacionamento com as comunidades interna e externa.

É de responsabilidade da Comunicação padronizar a identidade visual, adequar a linguagem a diferentes mídias, realizar campanhas de divulgação, fazer contato direto com veículos de imprensa, auxiliar na organização de eventos internos e externos, entre outros, seguindo as orientações da Política de Comunicação do IFRJ, disponível em https://portal.ifrj.edu.br/reitoria/comunicacao-social/politica-comunicacao-ifrj.

Para agilizar a produção e a divulgação da comunicação institucional, a equipe da CGcom é formada por profissionais que atuam em núcleos específicos (Jornalismo e Produção Audiovisual) e nas áreas de Programação Visual, Relações Públicas e Revisão de Textos, desempenhando as seguintes atribuições:

Jornalismo – cobertura de eventos institucionais; produção e publicação de conteúdo informativo da Reitoria e dos campi para o site do IFRJ, boletins e fôlderes; produção de informação para veículos de imprensa; assessoramento de gestores em entrevistas e reportagens externas; produção de informativos online (newsletters), releases, notas etc.

Audiovisual – produção e divulgação tanto de vídeos e fotos institucionais (p. ex., eventos, ações, concursos e processos seletivos) quanto de programas especiais (p. ex., documentários, rádios e podcasts); transmissão de reuniões; produção de lives.

Programação Visual – elaboração de arte para divulgação institucional no site, nas redes sociais, em eventos internos e externos; produção artística de manuais, guias, livros, calendários e banners; orientação para produção gráfica nos campi etc.

Relações Públicas – elaboração de estratégias de comunicação próprias de acordo com públicos-alvo ou problemas específicos; consultoria e assessoria em cerimonial e protocolo; planejamento e organização de eventos; produção de materiais para eventos (roteiros, checklist, convites); redação de textos para materiais institucionais (fôlderes, site, mídias sociais, documentos); planejamento de campanhas institucionais.

Revisão de Textos – preparação e revisão de textos institucionais (cartilhas, informativos, manuais, guias, relatórios, minutas, regimentos, protocolos, livros); revisão tipográfica de materiais diagramados; elaboração de texto para redes sociais e campanhas estratégicas.