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CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA Nº 03/2020

CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA Nº 03/2020
PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFRJ-CNIT
 
1.APRESENTAÇÃO
1.1 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Niterói, por meio da Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (COPPI), abre as inscrições para o Programa Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica, para o ano de 2020.
 
2. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA
2.1 Estimular e apoiar o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa científica e tecnológica, como instrumentos de complementação à formação acadêmica e profissional dos discentes do IFRJ-CNIT.
2.2 Proporcionar ao discente, sob a orientação do servidor, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento da curiosidade, da criatividade e do pensar científicos. 
2.3 Formalizar e certificar alunos engajados em projetos de pesquisa.
 
3. DA MODALIDADE E VIGÊNCIA
3.1 A modalidade do programa é voluntária, portanto o aluno selecionado não receberá recurso financeiro, contudo deverá cumprir com requisitos análogos de outros pesquisadores bolsistas, fazendo jus ao certificado de participação no programa ao final do período.
3.1.1 A participação do aluno como voluntário no projeto não garante o recebimento de bolsa em editais futuros. 
3.2 A duração do programa é de seis (06) meses, contados a partir do dia 01 de junho de 2020.
3.3 O número de vagas disponíveis para cada projeto será definido por seu respectivo orientador.
 
4. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
4.1 Estar regularmente matriculado no Ensino Técnico ou Pós-graduação do IFRJ-CNIT
4.2 Ter disponibilidade para a realização das atividades de pesquisa, a serem cumpridas no IFRJ-CNIT ou em campo.
4.3 Cadastrar currículo na Plataforma Lattes do CNPq.
 
5. DAS ATRIBUIÇÕES
5.1 Assinar termo de compromisso para participação no programa institucional de iniciação científica e tecnológica.
5.2 Dedicar 6 (seis) horas semanais para o desenvolvimento dos projetos a que está vinculado.
5.3 Fazer referência ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ-CNIT a qual está vinculado e incluir seu orientador e ou coorientador em qualquer comunicação escrita ou oral referente à pesquisa à qual se vincula.
5.4 Apresentar ao setor de pesquisa do Campus relatórios parcial e final conforme cronograma definido pela COPPI
 
6. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO
6.1 Ficha de inscrição preenchida: https://forms.gle/Wo9PZmZD9v89ts7Z8
6.2 Autorização dos pais ou responsáveis para a participação no Programa de Iniciação Científica e Tecnológico do IFRJ-CNIT nos casos em que os discentes não possuam 18 anos completos (Anexo 2).
6.3 Carta de intenções
6.3.1 A carta de intenções deverá trazer um relato, com as motivações do candidato para participar do projeto de pesquisa.
6.4 Currículo
6.4.1 O currículo deve conter dados, como formação acadêmica, habilidades e, quando houver, experiências profissionais, cursos, participação em eventos, dentre outros.

 
 
7. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO
7.1 A inscrição nas modalidades do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ-CNIT deve ser realizada pelo aluno via formulário:
7.2 A falta de qualquer um dos documentos relacionados no item 6 deste edital implicará na eliminação imediata do candidato.
 
8. PROCESSO DE SELEÇÃO
8.1.1 As propostas de voluntariado serão avaliadas pelos próprios orientadores dos projetos (Anexo I) escolhidos pelos candidatos. 
8.2 Análise da Proposta
8.2.1. A avaliação de cada proposta será feita em duas etapas:
8.2.1.1 Verificação do enquadramento 
8.2.1.2 Avaliação do mérito 
8.2.2. Na etapa de verificação do enquadramento serão sumariamente desclassificadas as propostas que se enquadrarem em pelo menos um dos casos a seguir:
8.2.2.1 Ausência de qualquer documento obrigatório exigido no item 6.
8.2.2.2 Não atendimento a todos os itens dos requisitos de elegibilidade apresentados no item 4.
8.2.2.3 Caso seja constatado indício de fraude intencional ou nas informações prestadas pelo proponente.
8.2.3 A avaliação de mérito de cada proposta será feita com base no perfil do orientador, rendimento acadêmico e carta de intenções.
8.3 Da Classificação dos Candidatos
8.3.1 Os candidatos serão classificados por ordem decrescente resultante da somatória dos pontos atribuídos pelo professor orientador e receberão o status de habilitado ou não habilitado.

 
9 CRONOGRAMA
 
 
ATIVIDADES PERÍODOS RESPONSÁVEL/ MEIO
Lançamento do edital 19/05/2020

COPPI/ Site e email das turmas

Período de inscrição dos candidatos 19/05 a 31/05/2020 Candidatos / Formulário https://forms.gle/Wo9PZmZD9v89ts7Z8
Divulgação do resultado 05/06/2020 COPPI/ Site e email das turmas
Período de Reuniões com orientadores e bolsistas 08/06 a 20/12/2020 Orientadores/ IFRJ campus Niterói
Entrega do Relatório Parcial 10/08 a 14/08/2020 Pesquisador voluntário/ Email coppi.cnit@ifrj.edu.br
Entrega do Relatório Final 07/12 a 14/12/2020 Pesquisador voluntário/ Email coppi.cnit@ifrj.edu.br

 

 
 
10 DISPOSIÇÕES GERAIS
 
10.1 A COPPI poderá, a qualquer momento, solicitar informações ou documentos adicionais que julgar necessários.
10.2 Os modelos para elaboração dos relatórios parcial e final serão disponibilizados pela COPPI.
10.3 A COPPI fornecerá certificação de participação no Programa Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ-CNIT.
11.7 Os casos omissos serão analisados pela COPPI.
 
 
ANEXO I
 
Projetos e vagas disponíveis
 
1) Trajetórias educacionais e profissionais de docentes do IFRJ - campus Niterói: história e memória
Orientador: André Souza Brito
Resumo:
A escola é, entre outras coisas, um lugar de produção de saberes de diferentes naturezas, incluindo o conhecimento sobre a história e a memória dos sujeitos que interagem no campus do IFRJ Niterói. Tomamos como pressuposto que, além dos demais membros, o corpo docente é portador de ricas histórias de vida. Essas histórias, uma vez reveladas, trazem consigo uma poderosa capacidade de aplicação tanto no fazer pedagógico cotidiano quanto no propósito de influenciar a vida dos que tem acesso a elas. Consideramos que valorizá-las e torná-las conhecidas representa a possibilidade de inspirar a comunidade discente em sua trajetória de descoberta de caminhos possíveis rumo à autonomia intelectual e financeira. Paradoxalmente, o que se verifica no cotidiano escolar é um conhecimento superficial acerca dessas histórias, tanto entre docentes quanto entre discentes. Portanto, este projeto tem por objetivo recuperar aspectos biográficos da história e da memória de docentes do IFRJ - campus Niterói por intermédio do arcabouço teórico-metodológico da História Oral. O principal foco de interesse da pesquisa recairá na investigação sobre as trajetórias educacionais e profissionais do corpo docente. Indagaremos acerca das lembranças (e esquecimentos) que trazem consigo das vivências escolares durante a fase da Educação Básica, dos estudos de Graduação e de Pós-Graduação e das experiências laborais, inclusive em setores fora da educação. Pretendemos constituir um acervo contendo o material documental (em áudio, vídeo e em texto impresso) resultante das entrevistas realizadas com os participantes. A intenção é que a comunidade escolar se interesse em pesquisar esses arquivos com vistas ampliar o conhecimento mútuo, aprofundando o sentimento de pertencimento institucional.
Número de vagas: 2
 
2) Utilização e Construção de apps como alternativa para amenizar as deficiências de conteúdo na Educação Básica
Orientador: Marcelo Velloso
Resumo:
Diante da avalanche de informações à disposição do aluno e da rapidez com que a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente na vida dos educandos, um dos desafios impostos aos docentes é como aproveitar essas ferramentas tecnológicas a favor do ensino. Uma alternativa viável para diversificação das estratégias docentes é a utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula, em especial, com relação ao uso de computadores, smartphones e tabletes. Utilizando um objetivo do IFRJ – Campus Niterói de colocar-se como uma Instituição produtora e disseminadora da cultura, da ciência e da tecnologia para a região Centro-Sul Fluminense, este projeto pesquisará e desenvolverá atividades e materiais que eventualmente possam ser utilizados por docentes das mais diversas áreas em suas aulas.
Número de vagas: 5
 
3) Por um ensino crítico de Língua Portuguesa: repensando a sala de aula
Orientadora: Heloise Thompson
Resumo:
No cenário atual de nossa sociedade, em que os indivíduos têm cada vez mais acesso às informações e, também, se tornam, cada vez mais, produtores de informação, mostra-se extremamente necessário seu preparo para lidar com essa realidade multifacetada, a fim de que tenha as ferramentas para participar de maneira efetiva no meio em que se insere. Segundo Brydon (2009 apud MATTOS, 2012), cidadania significa “ser capaz de participar” e, para isso, o indivíduo precisa ter habilidades de letramento crítico altamente desenvolvidas. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo central a promoção de ações de ensino que visem a garantir o desenvolvimento de habilidades de letramento crítico aos alunos do Ensino Médio Técnico Integrado do IFRJ campus Niterói, para que esses discentes não tenham apenas uma instrumentalização em uma área técnica, mas tenham uma formação integral e emancipadora (cf. FRIGOTTO, 2001). Para tanto, serão propostas atividades, em parceria com o aluno-bolsista, que possam ir além da apresentação do código linguístico, mas que propiciem o debate e a reflexão, em sala de aula, acerca de diversos temas que permeiam nossa vivência como cidadãos (desigualdades, preconceitos, construção de identidades, entre outros). Pretende-se, ainda, realizar entrevistas com alunos participantes das ações propostas, a fim de se verificar o impacto dessas em sua formação educacional. Esta pesquisa terá como base teorias relacionadas aos multiletramentos e ao letramento crítico.
Número de vagas: 3
 
4) Museus e escolas – relação entre espaços formais e não-formais de educação
Orientadora: Andrea Rizzotto Falcão
Resumo: 
O projeto busca refletir sobre a relação entre museus e escola e sua importância para a dinamização dos processos de ensino-aprendizagem. Visa ainda estimular a visitação e o uso dos acervos destas instituições em práticas educativas pela comunidade acadêmica do IFRJ-Niterói, contribuindo assim para compreendermos a dinâmica entre espaços formais e não-formais de educação de maneira mais ampla.
A pesquisa nos permitirá refletir também, de maneira contextualizada, sobre a importância das instituições culturais e de memória em nossa formação, entender parte dos desafios envolvidos em sua criação e manutenção, bem como sobre o seu papel na consolidação de processos e práticas democráticas de participação social. Insere-se, em um conjunto de estratégias do IFRJ Campus Niterói que visam produzir conhecimento sobre a realidade do local onde está sendo implementado o Instituto.

Número de vagas: 4
 
5) Da piada à política – o consumo de memes e o letramento midiático
Orientadora: Milla Benicio
Resumo:
Quem nunca riu com um meme? Mas será que somos capazes de compreender todos os significados envolvidos em sua produção e difusão? Os memes geram engajamento, pois vinculam-se a determinados sentidos, e o processo de letramento midiático busca justamente reconstituir discursos, contextos e interesses que fazem um meme viralizar. O projeto dedica-se a promover este tipo de letramento e também a produzir materiais que contribuam nesse sentido.
Número de vagas: 3
 
 
ANEXO II
 
Autorização dos pais ou responsáveis para participação de menores no Programa Voluntário de Iniciação Científica
 
AUTORIZAÇÃO
 
Eu,____________________________________________________________________________,
portador(a) da carteira de identidade número___________________________________, expedida
por_______________________________, CPF_________________________________________,
declaro, para os fins legais, que conheço as normas do Programa Voluntário de Iniciação Científica, assim como a chamada interna nº 03/2020 – IFRJ – Campus Niterói, e que autorizo a participação de _____________________________________________________________________, estudante do ______ Ano/Período do Curso ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ no mesmo.
 
_________________________, _____de ___________ de _______.
_________________________________________________
Assinatura do responsável legal

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS