Laboratório de Humanidades

LABORATÓRIO DE HUMANIDADES

O Laboratório de Humanidades, em fase de implantação no Campus Niterói, será um espaço multi e interdisciplinar com uma estrutura organizacional e física que permita, a partir do protagonismo das disciplinas das Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História, Psicologia e Sociologia) e das Artes, a confluência entre componentes curriculares, temáticas e problemáticas abordados pelas áreas. O objetivo é propiciar e fomentar as condições necessárias à criação e ao desenvolvimento de atividades de ensino, projetos de pesquisa e ações de extensão a partir de uma perspectiva e metodologias próprias das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Línguas e Artes.

Líder: Mariana Spacek

Equipe: André Brito, Andréa Falcão, Etiane Araldi, Evelyn Monteiro, Fernanda Lima, Ísis Carvalho, Lívia Brum, Marcelo Japiassú e Mariângela Guimarães (docentes).

Projetos:

enlightened Trajetórias educacionais e profissionais de docentes do IFRJ-campus Niterói: história e memória

A escola é, entre outras coisas, um lugar de produção de saberes de diferentes naturezas, incluindo o conhecimento sobre a história e a memória dos sujeitos que interagem no campus do IFRJ Niterói. Tomamos como pressuposto que, além dos demais membros, o corpo docente é portador de ricas histórias de vida. Essas histórias, uma vez reveladas, trazem consigo uma poderosa capacidade de aplicação tanto no fazer pedagógico cotidiano quanto no propósito de influenciar a vida dos que tem acesso a elas. Consideramos que valorizá-las e torná-las conhecidas representa a possibilidade de inspirar a comunidade discente em sua trajetória de descoberta de caminhos possíveis rumo à autonomia intelectual e financeira.

Paradoxalmente, o que se verifica no cotidiano escolar é um conhecimento superficial acerca dessas histórias, tanto entre docentes quanto entre discentes. Portanto, este projeto tem por objetivo recuperar aspectos biográficos da história e da memória de docentes do IFRJ - campus Niterói por intermédio do arcabouço teórico-metodológico da História Oral.

O principal foco de interesse da pesquisa recairá na investigação sobre as trajetórias educacionais e profissionais do corpo docente. Indagaremos acerca das lembranças (e esquecimentos) que trazem consigo das vivências escolares durante a fase da Educação Básica, dos estudos de Graduação e de Pós-Graduação e das experiências laborais, inclusive em setores fora da educação. Pretendemos constituir um acervo contendo o material documental (em áudio, vídeo e em texto impresso) resultante das entrevistas realizadas com os participantes. A intenção é que a comunidade escolar se interesse em pesquisar esses arquivos com vistas ampliar o conhecimento mútuo, aprofundando o sentimento de pertencimento institucional.

Coordenador: André Brito

Equipe: Ana Clara Vieira, Jennifer Medeiros e Maria Eduarda Ilha (alunas).

enlightened Mente ativa: como o jornalismo e a filosofia podem ser utilizados como instrumentos de esclarecimento na “Era da Informação”

Vive-se, atualmente, em um mundo caracterizado pela abundância e pela rápida disseminação das informações. Hoje, as novas tecnologias digitais e a internet possibilitam produção e circulação de conteúdos com uma velocidade consideravelmente maior do que a que existia há vinte anos. No entanto, apesar da facilidade de acesso, nem sempre a profusão de narrativas produzidas e propagadas socialmente representa qualidade de informação ou de conhecimento. Assim, esse projeto busca investigar como os procedimentos básicos do jornalismo e os fundamentos da lógica filosófica podem contribuir para a análise, o estudo e a compreensão da estrutura e do conteúdo dos materiais que circulam nos principais veículos de comunicação contemporâneos, de modo a possibilitar que os alunos do Ensino Médio envolvidos desenvolvam estratégias e instrumentos que lhes permitam educarem-se para esta conjuntura, construindo e compartilhando conhecimentos em bases mais seguras e confiáveis.

Coordenadora: Mariana Spacek

Equipe: Larissa Müller e Maria Eduarda Barreto