Aula inaugural: “Educação em Direitos Humanos: ‘propostas para sermos mais’”

A aula inaugural da primeira turma do segundo curso de pós-graduação do Campus Pinheiral, Educação em Direitos Humanos, aconteceu no dia 17 de fevereiro, com a presença da jornalista Renata Souza e do professor Fernando Penna.

Os convidados discutiram com o público sobre a temática “Educação em Direitos Humanos: ‘propostas para sermos mais’”. Renata é doutora em Comunicação e Cultura, deputada estadual e preside a Comissão de Direitos Humanos na Alerj. Já Fernando é líder do Núcleo de Estudos em Educação Democrática e compõe o movimento Escola sem Partido.

Para o coordenador do curso, o público do evento demonstrou a potencialidade do curso: “Foi emocionante ver o auditório cheio para essa maravilhosa discussão. Isso mostra como a temática de nossa pós-graduação encontra eco nos mais variados grupos sociais." O professor avaliou, ainda, que o sucesso da aula inaugural trouxe impulsos para ações futuras. “Tal constatação nos estimula e dá a dimensão do que podemos alcançar em termos de perspectivas para a pós. Não apenas perspectivas acadêmicas, mirando no futuro um mestrado na área, mas, também educacionais e sociais".

Por fim, João constatou também: “Queremos nos tornar referência na região para a discussão sobre Educação em Direitos Humanos, tanto trazendo para o campus a experiência e os saberes de lutas da comunidade externa quanto levando para ela as pesquisas e temas que abordamos no cotidiano de trabalho. Para o professor João, com essa troca com a comunidade externa, é possível cumprir o projeto dos próprios Institutos Federais e fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Participaram da mesa de abertura:  o professor José Arimathéa Oliveira, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade (representando o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, o professor Rafael Barreto Almada), o diretor geral do Campus Pinheiral, professor Marcos Fabio de Lima Miranda e o coordenador do curso de pós-graduação em Educação em Direitos Humanos, o professor João Carlos Filho.

colaboração: Greici Souza