Alunos de graduação podem se candidatar a intercâmbio na Europa

Estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional para alunos de graduação das instituições da Rede de Assessorias Internacionais do Estado do Rio de Janeiro (Reari-RJ). As vagas são para o segundo semestre letivo de 2020, para diferentes universidades europeias.

O IFRJ selecionará internamente dois alunos, que receberão uma bolsa de fomento de mobilidade estudantil. Aqueles que desejem participar da seleção, devem se enquadrar nos seguintes requisitos:

• Estar regularmente matriculado em um curso de graduação do IFRJ e não estar com a matrícula trancada ao longo do processo seletivo. É necessário ter integralizado no mínimo 30% e no máximo 80% dos créditos necessários para a conclusão do curso, no ato da inscrição;
  • Possuir conhecimento intermediário do idioma em que serão ministradas as aulas na universidade estrangeira escolhida, conforme regulamentado no item 5 do Edital;
  • Comprometer-se a retornar à universidade de origem por pelo menos um semestre acadêmico antes da conclusão de seu curso de graduação. O aluno não poderá concluir o curso enquanto estiver no exterior.
  • Possuir Coeficiente de Rendimento (CR) maior ou igual a 7,0 no ato da inscrição.

Para realizar a candidatura, o aluno deve seguir as instruções de preenchimento do formulário de inscrição específico do IFRJ e enviar os documentos pedidos, de acordo com os modelos de Anexo disponíveis na área de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização do portal do IFRJ. Os alunos devem ter atenção ao cronograma previsto no edital, uma vez que os prazos são curtos.

O aluno deve indicar até três instituições em que tem interesse (de acordo com a lista do Anexo II do edital), atendo-se àquelas que ofertem cursos compatíveis com o seu curso da instituição de origem. O candidato selecionado poderá ser indicado para qualquer uma das instituições para as quais tenha manifestado interesse, conforme sua classificação e o número de vagas disponíveis.

As demais informações sobre o programa e o processo seletivo, estão disponíveis no Edital. Para eventuais dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Coordenação-Geral de Relações Internacionais pelo e-mail: cmi@ifrj.edu.br ou pelo telefone (em horário comercial): 3293-6046. O candidato que necessitar de ajuda para o preenchimento dos formulários e envio de documentos pode marcar por telefone um horário para receber orientações presencialmente na Reitoria do IFRJ.

Sobre a Reari-RJ - A Reari-RJ é uma rede de assessorias internacionais composta por catorze Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro, cada qual com suas respectivas especificidades, corroborando em beneficiar seus membros de forma conjunta e horizontal. Desse modo, suas ações junto aos poderes públicos e a sociedade visam a sensibilizar e conscientizar sobre a importância da cooperação acadêmica internacional como estratégia para a manutenção da Rede junto à sociedade civil.