Equipe do campus Duque de Caxias é selecionada para Maratona de Tecnologias móveis na escola

A equipe IFarmNET, coordenada pela professora Emanuele Nunes Jorge, docente e coordenadora do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática, do IFRJ campus Duque de Caxias, foi a única equipe selecionada do Estado do Rio de Janeiro para participar da “Maratona Unicef Samsung: Tecnologias móveis na escola”.

Ao todo, 20 equipes foram selecionadas para participar do projeto que visa promover o desenvolvimento de protótipos de aplicativos para dispositivos móveis, tendo como público receptor professores e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas.

Para submeter projetos e compor equipes, o docente responsável precisava ser professor de Ensino Médio em escolas públicas, acompanhado, obrigatoriamente, de um estudante na mesma condição como membro da equipe. Os outros membros poderiam ser de outras instituições de ensino, públicas e privadas.

A equipe IFarmNET é composta pela aluna do curso de Manutenção e Suporte em Informática na modalidade EJA, Fabricia Nicomedes e pelos alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Marcelle Vargas, aluna de Ciências Matemáticas e da Terra, Victor Ribeiro, aluno de Ciência da Computação e João Pedro Wieland, aluno de Engenharia Eletrônica.

Segundo Emanuele, a participação se deve ao fato dos membros acreditarem na criação dos aplicativos como ferramentas educacionais. “Esperamos que o nosso aplicativo seja utilizado em várias escolas públicas do ensino médio regular e da EJA para estimular a aprendizagem de uma forma lúdica”, explicou a docente.

Fabricia Nicomedes contou o significado da conquista para sua vida acadêmica e profissional. “Ganhar essa maratona assim como as outras conquistas que o curso me proporcionou nessa área, me traz um sentimento de pertencer a esse lugar. Sem dúvida é o resultado de muito esforço e dedicação”, disse a aluna do curso de Manutenção e Suporte em Informática.

A professora comentou sobre a oportunidade de representar o Estado e ao instituto. “Foi um resultado maravilhoso representar o Rio de Janeiro e além de tudo mostrar que uma equipe formada com aluno e professor da EJA pode sim dar visibilidade ao IFRJ”, comentou Emanuele.

Objetivo do aplicativo

O objetivo do IFarmNET é gerenciar uma agricultura sustentável com as limitadas áreas agrícolas que o usuário terá disponível, ajudando a manter os ecossistemas. O usuário deverá monitorar às mudanças do clima, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres que possam prejudicar sua fazenda. Após a colheita o usuário poderá trocar os alimentos com outros fazendeiros. Em caso de má alimentação do jogador na sua fazenda, ele será direcionado para práticas de atividades físicas e será apresentado sugestões de alimentos saudáveis.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira