Aluno do IFRJ foi à China participar de capacitação junto à Huawei

O estudante João Pedro de Rossi Tambasco Calazans, do 4º período do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do campus Engenheiro Paulo de Frontin, participou, de 13 a 27 de julho, do programa “Seeds for the Future” – da empresa chinesa de telecomunicação Huawei, que tem como um de seus parceiros o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Iniciado pela Huawei em 2008, o programa busca desenvolver talentos locais em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), aprimorar a transferência de conhecimento, promover uma maior compreensão e interesse no setor de telecomunicações, além de melhorar e incentivar a construção e participação regional na comunidade digital.

Juntamente a outros estudantes do Brasil e do mundo, João Pedro visitou Pequim (capital) e Shenzhen (cidade ao sul país) e teve a oportunidade de vivenciar aspectos educacionais, sociais e culturais da China. “Foi uma experiência completamente inovadora que superou todas nossas expectativas a cada momento. Em Pequim nós visitamos o Summer Palace, a Praça da Paz Celestial e nada mais, nada menos do que a própria Muralha da China. Já em Shenzhen, visitamos o museu municipal, diversos vilarejos, centros culturais e tivemos diversas outras experiências”, contou o discente.

O estudante destacou ainda que o que mais chamou sua atenção foi a tecnologia de ponta demonstrada dentro da própria Huawei. “A melhor parte desta experiência foi ver toda a tecnologia que tem sido desenvolvida na China, principalmente em Shenzhen. A tecnologia 5G, no decorrer dos anos, vai mudar significativamente a perspectiva de como vemos o futuro”, afirmou João Pedro, que ressaltou a importância da experiência para seu futuro acadêmico e profissional: “A tecnologia 5G abre uma porta de possibilidades para o futuro da minha área de forma significativa. Ter conhecimento de tal tecnologia e todas suas aplicações na minha área com certeza vai beneficiar minha vida acadêmica e profissional de uma forma que eu nunca teria nem sequer pensado antes desta minha viagem à China. Agradeço muito ao IFRJ por esta oportunidade que eu tive de participar do programa Seeds for the Future”, finalizou.

Até o final de 2017, o “Seeds for the Future” teve participantes de 108 países e regiões. Até o momento, o programa já beneficiou mais de 30.000 alunos de mais de 350 universidades em todo o mundo. Por meio desse programa, um total de 3.600 estudantes universitários puderam visitar e estudar na sede da Huawei na China.