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Projeto Pedagógico de Curso para a Especialização EaD em Docência na Educação Profissional e Tecnológica

O Conselho Acadêmico de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CAPOG), em reunião extraordinária no dia 24 de junho, deliberou por unanimidade pela aprovação do Projeto Pedagógico de Curso para a Especialização EaD em Docência na Educação Profissional e Tecnológica para o campus Eng. Paulo de Frontin, que agora vai à apreciação do Conselho Superior (Consup).

O pró-Reitor de Pesquisa, Inovação & Pós-Graduação, Rodney Albuquerque, foi enfático: “É uma grande satisfação poder colaborar na qualificação de nossos servidores, em especial por oferecermos com todas as vantagens da Educação a Distância (EaD) uma oferta de até 150 novas vagas. Ele parabenizou a diretora de Pesquisa Básica e Aplicada, Marcia Cristina e o diretor-geral do campus Paulo de Frontin, Ricardo Kneipp.

Segundo o diretor geral do campus Engenheiro Paulo de Frontin, Ricardo Kneipp, a construção do Projeto se deu a partir de um benchmark realizado com IF Sudeste de MG, Campus Rio Pomba e através das adequações às peculiaridades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Fizeram parte da construção deste projeto o Professor Ricardo Kneipp, a Diretora de Ensino do Campus Camila Valentim Bandeira Lisboa e os Pró-reitores Rodney Albuquerque e Alessandra Paulon. 

Rodney lembrou da aprovação na última reunião do Conselho Superior sobre a modernização do Regulamento Lato Sensu-Pós-Graduação, onde já figuravam as modificações inerentes a oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu oferecidos por meio da Educação a Distância (EaD), que, segundo ele, eram ajustes necessários para que a normatização pudesse acompanhar a vontade dos campi nas ofertas próprias de EaD.

A Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, terá como público alvo professores e técnicos da carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, portadores de diploma de curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia), assim como, profissionais que pretendam ingressar na carreira do magistério no ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O objetivo principal da Especialização é habilitar profissionais em nível de pós-graduação lato sensu para atuar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nas esferas da docência: da intervenção técnico-pedagógica, no desenvolvimento de projetos de extensão tecnológica e pesquisa aplicada e na gestão institucional, com vistas à compreensão, ao planejamento e à implementação de novos processos na EPT, assim como atender a Resolução CNE/CEB nº 6/2012, art. 40, § 3º que trata o prazo para o cumprimento da formação pedagógica de  professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente ou aprovados em concurso público.

 

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