Logo IFRJ

Educação e Novas Tecnologias - Campus Niterói (Híbrido)

Informações Gerais: 

O curso de pós-graduação lato sensu em Educação e Novas Tecnologias busca responder à crescente demanda do setor educacional pela formação continuada de seus profissionais, em um contexto de incessantes mudanças, decorrentes, principalmente, dos avanços obtidos no campos das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).   

Público-alvo: A especialização em Educação e Novas Tecnologias almeja oferecer capacitação para pessoas atuantes nas diferentes modalidades de educação, sem restrição por área de conhecimento. Nesse sentido, seu público-alvo são professores de ensino fundamental, médio, técnico e superior, ou egressos de cursos de licenciatura, além de outros profissionais de ensino, como os técnico-administrativos, que desejem aprimorar-se na prática pedagógica à luz dos desafios trazidos pelos avanços técnicos.

Coordenação do curso: Profª Drª Andrea Rizzotto Falcão   

Vice-coordenação: Profª Drª Etiane Araldi

E-mail da coordenação do curso: edutec.cnit@ifrj.edu.br

Secretária(o) da pós-graduação: Keila Pirovani da Silva Freitas

E-mail da secretaria do curso:  sa.cnit@ifrj.edu.br

Local: Campus Niterói - Estrada Washington Luís - Sape, Niterói - RJ, 24310-000.

Telefone da secretaria de pós-graduação: 

Modalidade: Híbrida (presencial com parte da carga horária a distância), ou seja, com uma parte de sua carga horária a ser cumprida através de encontros presenciais e outra parte através de encontros e atividades remotas síncronas e/ou assíncronas. 

● Carga horária presencial: 180 horas
● Carga horária a distância: 180 horas

Horário do curso: As aulas presenciais acontecerão uma vez por semana, aos sábados, contando com nove horas de aula semanais, nos turnos matutino (das 8 h às 12:30 h) e vespertino (das 13:30 h às 18 h).

Carga horária do curso: 360 horas

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução ConSup nº 87/2022 - º Altera, ad referendum, o projeto pedagógico de curso (PPC) de Pósgraduação Lato Sensu - Especialização em Educação e Novas Tecnologias - campus Niterói

Versões anteriores

Resolução nº 30/2018 - Aprova Especialização em Educação e Novas Tecnologias Campus Niterói

 

Processo Seletivo: 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ. 

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

Linhas de Projetos: 

 

Linha de Pesquisa 1: EDUCAÇÃO E CIDADANIA NO CONTEXTO DIGITAL

 

 

 

Projetos de pesquisa associados:

 

 

Projeto 1 – Territórios digitais

Este projeto tem como proposta identificar e mapear espaços e territórios virtuais na contemporaneidade refletindo criticamente sobre as dinâmicas de produção e troca de informação, interação e formação de identidades individuais e coletivas. O horizonte teórico e metodológico do projeto fundamenta-se no conceito de “redes” como uma lógica que regulamentaria, de forma flexível e autoexpansível, diferentes dimensões da vida humana na contemporaneidade.

Docentes envolvidos: 
Etiane Araldi
Hélvio Jerônimo Junior
Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara
Vanessa Moreno Mota

 

Projeto 2 – Educação lúdica: novas ferramentas de ensino-aprendizagem

O principal objetivo deste projeto é identificar jogos e outros recursos digitais utilizados na educação, discutindo e analisando diversas dimensões do processo de gameficação das dinâmicas educacionais e sua utilização na facilitação de processo de ensino-aprendizagem. O projeto busca abranger não apenas jogos didáticos, mas quaisquer ferramentas que se valham do apelo lúdico para envolver os alunos na construção de saberes. Nesse sentido, incluem-se também neste tópico o uso de aplicativos ou plataformas virtuais em sala de aula ou a robótica aplicada ao aprendizado.

Docentes envolvidos:
Felipe dos Santos Lima de Barros
José Marcelo Velloso de Oliveira
Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara
Vanessa Moreno Mota

 

 

Projeto 3 – Interatividade e participação nos meios digitais

O objetivo deste projeto é analisar ferramentas, práticas e teóricas, que habilitem professores e alunos a dimensionar sua ação no universo online, tanto na esfera individual quanto na coletiva, entendendo o movimento de inclusão digital de modo abrangente. Leva-se em consideração ainda que a inclusão digital não se dá meramente a partir do acesso aos sistemas informáticos e telemáticos, mas através do desenvolvimento de habilidades tais como a leitura de imagens e textos como hiperlinks, ferramentas importantes na construção da identidade e do exercício cidadania nos contextos digitais.

Docentes envolvidos:
Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara

 

 

Linha de Pesquisa 2: PROCESSOS E PRÁTICAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS – LINGUAGENS ARTÍSTICAS, PRÁTICAS EXPRESSIVAS E CULTURA DIGITAL

 

 

Projetos de pesquisa associados:

 

 

Projeto 4 - Políticas públicas de educação e tecnologia

Este projeto se propõe a mapear, analisar e discutir criticamente políticas públicas e outros instrumentos que almejem a regulamentação, o incentivo, o fomento e financiamento de projetos, práticas e produtos voltados para o desenvolvimento e implementação de iniciativas ligadas ao uso das tecnologias digitais em espaços de educação formal e não formal.

Docentes envolvidos: 
Andrea Rizzotto Falcão
Giuliano Djahjah Bonorandi
 

Projeto 5 - Cognição inventiva e dispositivos tecnológicos

O projeto busca articular o uso de tecnologias digitais na educação, a partir de uma concepção inventiva da cognição, no sentido de deslocar as práticas de ensino-aprendizagem da mera solução de problemas. Tal esforço baseia-se teoricamente na perspectiva de que a aprendizagem é produzida nas práticas. Metodologicamente, visa a desenvolver atividades de pesquisa-intervenção em espaços educativos formais e não formais, por meio de oficinas, em que são produzidas experiências com dispositivos tecnológicos, que articulam cognição, percepção e afeto, em uma lógica participativa, nas quais tanto os sujeitos de pesquisa como os pesquisadores descrevem e analisam as práticas e seus efeitos nos coletivos e instituições envolvidos no projeto.

Docentes envolvidos:
Andrea Rizzotto Falcão
Etiane Araldi
Felipe dos Santos Lima de Barros
Giuliano Djahjah Bonorandi
Vanessa Moreno Mota

 

Projeto 6 - Etnografias digitais

O projeto tem como eixo principal elaborar diagnósticos circunstanciados dos efeitos positivos e negativos do uso das tecnologias digitais na contemporaneidade refletindo sobre os argumentos teóricos e práticos que sustentam estas iniciativas. Busca, ainda, por meio de trabalhos de campo e da análise etnográfica, mapear e identificar oportunidades, benefícios, dilemas e desafios, bem como os agentes e instituições envolvidos nestes processos.

Docentes envolvidos: 
Andrea Rizzotto Falcão
Etiane Araldi
Felipe dos Santos Lima de Barros
Giuliano Djahjah Bonorandi
 

 

Disciplinas: 

  Primeiro semestre – Disciplinas obrigatórias  

CÓD  

Disciplina  

CH/CRED  

Professor  

  

Sociedade, educação e tecnologia

30 – 2C  

Milla Benicio R. de Almeida Câmara

  

Tecnologias da Informação e Comunicação, Software Educacional e Ambientes Virtuais

30 – 2C  

Hélvio Jerônimo Junior

 

Metodologia da pesquisa

30 – 2C  

Andrea Rizzotto Falcão

  

Desenvolvimento de jogos e aplicativos educacionais

30 – 2C  

José Marcelo Velloso de Oliveira

 

Teorias da aprendizagem no contexto digital  

30 – 2C  

Etiane Araldi

  

Construção de web sites e ambientes online de ensino 

30 – 2C  

José Marcelo Velloso de Oliveira

         Segundo semestre – Disciplinas obrigatórias  

CÓD  

Disciplina  

CH/CRED  

Professor  

  

Recursos audiovisuais aplicados à educação

30 – 2C 

Andrea Rizzotto Falcão
Giuliano Djahjah Bonorandi

 

Jogos didáticos  

30 – 2C  

Felipe dos Santos Lima de Barros

 

Incorporação das TICs na elaboração de aulas

 

Vanessa Moreno da Mota 

 

Práticas inovadoras de ensino-aprendizagem

30 – 2C  

Andrea Rizzotto Falcão
Etiane Araldi

 

Robótica educacional

30 – 2C  

José Marcelo Velloso de Oliveira

 

Elaboração de projeto  

30 – 2C  

Andréa Rizzotto Falcão
Giuliano Djahjah Bonorandi

Terceiro semestre   

CÓD   

Disciplina  

CH  

Professor  

     

Trabalho de conclusão de curso I  

-  

Orientadores

Corpo Docente: 

 

 

1. Andrea Rizzotto Falcão

Doutorado em Ciências Sociais e Antropologia (UERJ)
Linha de Atuação: Linha 2 (Projeto 4, 5 e 6) 
Contato: andrea.falcao@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4234100165147244
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

 

2. Etiane Araldi

Doutorado em Psicologia Social (UERJ)
Linha de Atuação: Linha 1 e 2 (Projetos 1, 5 e 6) 
Contato:  etiane.araldi@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2251914961426433
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=0fcBrZQAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-1391-5037
ResearchID:

 

 

 

3. Felipe dos Santos Lima de Barros

Doutorado em Antropologia Social (UFRJ)
Linha de Atuação: Linhas 1 e 2 (Projetos 2, 5 e 6)
Contato:  felipe.barros@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3805767667139532
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

4. Giuliano Djahjah Bonorandi

Doutorado em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ)
Linha de Atuação: Linha 2 (Projeto 4, 5 e 6) 
Contato: giuliano.bonorandi@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4605310685995155
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

5. Hélvio Jerônimo Junior

Mestrado em Engenharia de Produção (UENF)
Linha de Atuação: Linha 1 (Projeto 2) 
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2460017379996546
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=YcQnuj8AAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-2227-0592
ResearchID:

 

 

6. José Marcelo Velloso de Oliveira

Mestrado profissional em matemática (Profmat) (UFRRJ)
Linha de Atuação: Linha 1 (Projeto 2) 
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8550463579251734
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

 

7. Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara

Doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ)
Linha de Atuação: Linha 1 (Projetos 1, 2 e 3) 
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9263988405842947
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

8. Vanessa Moreno Mota

Doutorado em LInguística Aplicada (UFRJ)
Linha de Atuação: Linha 1 (Projetos 1, 2 e 5)
Contato: 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6382130566360331
Google Acadêmico:
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-2083-7567
ResearchID:

 

 

 

Trabalhos de Conclusão de Curso: 

TCCs da turma de 2020

Em construção 

TCC: 
Autor(a): 
Orientador(a): 

Eventos: 

 

      

 

Em sua segunda edição, o Seminário de Práticas Inovadoras de Ensino-Aprendizagem teve como proposta apresentar e refletir sobre práticas inovadoras articuladas ao campo da Educação Popular. Tendo como referência conceitual a perspectiva freireana, sintetizada por Carlos Rodrigues Brandão, o encontro buscou através de experiências práticas, discutir as seguintes questões:

- Como os grupos de educação popular e movimentos sociais estão incorporando as novas tecnologias em suas práticas?

- Como a educação popular amplia os sentidos de tecnologia e a relação da educação com o trabalho e os modos de produção?

- Quais as contribuições metodológicas e pedagógicas da educação popular para (re)pensarmos as relações da educação com as tecnologias?

Nesta edição tivemos os seguinte programação:

Dia 02 de fevereiro de 2022  

19:00 - Apresentação - Inovações no pensar e fazer escola - Andréa Falcão; Etiane Araldi e Thais Oliveira, IFRJ campus Niterói

19:20 - Carlos Rodrigues Brandão

19:40 - Daniela Mussi - Rede Emancipa

20:00 - Thiago Camargo - ex-professor Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Cabo Frio (IPCF)

20:20 - Valter de Jesus Leite - Escolas Itinerantes do Paraná do Movimento Sem Terra

20:40 - Interação com o público com uso de plataformas virtuais, perguntas, dinâmica com os estudantes e alunos do curso, e público externo.

Em sua segunda edição o evento contou com 347 inscritos.

 

             

 

O Seminário de Práticas Inovadoras de Ensino-Aprendizagem é um evento do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Novas Tecnologias do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Niterói. A iniciativa é uma ação conjunta das professoras da disciplina “Práticas inovadoras de ensino-aprendizagem”, com apoio da Coordenação do curso em parceria com o Laboratório de Cultura Digital - grupo de pesquisa do programa registrado no CNPQ. A proposta faz parte, também, das atividades do projeto apresentado ao Programa de Incentivo e Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação (PIAPG/IFRJ) e visa contribuir para estruturar e fortalecer as atividades do nosso programa e as ações de pesquisa no Campus. O Seminário tem como objetivo geral apresentar, divulgar e fomentar experiências inovadoras de ensino-aprendizagem que de alguma forma se relacionem com o uso de tecnologias, sejam elas digitais, analógicas ou manuais, abrindo assim espaço para discussões e reflexões mais amplas sobre como os professores/educadores, e as instituições educacionais de uma forma geral, vêm experimentando e incorporando recursos tecnológicos em suas práticas e projetos educativos.

Em termos teóricos, a proposta do Seminário está alinhada também com o conceito de ”práxis pedagógica” proposto por Paulo Freire (2013). O conceito de “práxis” em Freire remete à ideia de transformação da realidade e à produção crítica da história, já que a perspectiva freireana se concretiza na revisão da relação teoria-prática, da relação professor-aluno e das dinâmicas das instituições de ensino como a escola.

Nesta edição tivemos os seguinte programação:

Dia 08 de junho de 2021  

19:00 - Apresentação - Inovações no pensar e fazer escola - Andréa Falcão; Etiane Araldi, IFRJ campus Niterói

19:20 - Pedagogia de Cortejos: experiências da Escola Municipal José Calil Ahouagi - Gisela Pelizzoni e Gustamara Vieira, Juiz de Fora - MG

20:10 - Experiências Hornero: dispositivos para o uso criativo da tecnologia - Ernesto Donas, UDELAR e Francisco Lapetina, Montevideo, Uruguay

20:40 - Interação com o público com uso de plataformas virtuais, perguntas, dinâmica com os estudantes e alunos do curso, e público externo

 

Dia 09 de junho de 2021  

19:00 - Apresentação Andréa Falcão; Etiane Araldi, IFRJ campus Niterói

19:10 - Jogos digitais e a construção de narrativas da diferença na educação Vanessa Maurente, UFRGS

19:40 - Experiências do Curso Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino Risiberg Teixeira; Carmem Helena das Chagas, IFRJ campus Arraial do Cabo

19:55 - Práticas de ensino - um olhar multidisciplinar Evelyn Morgan; Eros Amaral; Fábio Contrera; Júlio Gallio, IFRJ campus Arraial do Cabo

20:10 - Experiência discente - Jogo educativo no ensino e aprendizagem dos conceitos de geometria plana - Tieli Laguna, IFRJ campus Arraial do Cabo

20:25 - Interação com o público com uso de plataformas virtuais, perguntas, dinâmica com os estudantes e alunos do curso, e público externo.

Em sua primeira edição o evento contou com 315 inscritos.

 

 

       

O Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias visa ser um espaço especial de apresentação dos projetos de pesquisa dos alunos para os colegas e professores do curso, pensado como atividade interna de qualificação das propostas de pesquisa através do debate e compartilhamento de ideias.

A iniciativa foi uma ação conjunta da professora das disciplinas de Metodologia Científica e Projetos, com apoio da Coordenação do curso, e fez parte também das atividades do projeto apresentado ao Programa de Incentivo e Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação / PIAPG/IFRJ para estruturar e fortalecer as atividades do Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias do campus Niterói.

O evento busca ainda preparar os alunos para futuras apresentações em público, tanto em congressos como em seminários externos, familiarizando-os com as diversas formas de comunicação acadêmica. Sua realização visa também contribuir para a qualificação do PPG promovendo a consolidação do grupo de pesquisa através da divulgação da produção dos docentes e discentes. Com isso acreditamos estar promovendo, não só, trocas significativas e novas oportunidades de trabalho, mas ampliando os horizontes dos estudantes para que deem continuidade a seus estudos e consolidem sua trajetória acadêmica.

Acreditamos que estas participações são importantes momentos de troca e funcionam ainda como evento de capacitação interna da equipe e podem contribuir significativamente para o aprimoramento das estratégias de orientação.

Do primeiro seminário participaram:

Alessandra Merat - Meu trabalho animado: um estudo de caso sobre o projeto Anima Escola

Ana Beatriz Maia Rosa - Os desafios enfrentados pelos docentes da educação infantil na rede municipal de Niterói diante da pandemia do coronavírus

Ana Paula Figueiredo Lima Gonçalves - Aplicativo para dispositivos móveis e seu uso como suporte para as aulas de Matemática no Ensino Médio

Barbara Freitas de Souza - Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente

Cleia Ferreira Marcelino - Galeria virtual: um instrumento pedagógico digital para a divulgação do trabalho de artistas afro-brasileiros em contextos escolares

Daniela Gracias Godinho - Ensino remoto emergencial: as mudanças na prática docente durante a pandemia da Covid-19

Jéssica Nadilza Santos e Santos - Vídeo participativo online: produção audiovisual participativa sob a lógica da aprendizagem inventiva

Leonardo Campos de Souza Silva - Gamificação como estratégia de apoio ao ensino de Matemática Financeira no Ensino Fundamental: um estudo de caso

Luciana Carolino Ferreira - Uso dos jogos digitais para o ensino dos biomas brasileiros em Geografia

Luis Felipe Costa de Andrade - O livro digital como instrumento educativo no processo de ensino-aprendizagem das linguagens visuais

Marina Correa Espogeiro - Ma cacuCine: projetos audiovisuais no ambiente escolar, um estudo de caso

Raphael Azevedo Silva - Um curso de utilização do audiovisual e das redes sociais como ferramentas de multiletramentos

Rossane Merat - O uso da Robótica em sala de aula: uma análise a partir do programa Turma da Robótica

Vanessa Monteiro Ribeiro - Desenvolvimento de aplicativo multidisciplinar para o aprendizado sobre modelos atômicos em aulas de Química para o primeiro ano do Ensino Médio

Viviani Frazão do Carmo Silva - Levantamento sobre aplicativos disponíveis para sistema operacional android e possível aplicabilidade no ensino de Ciências

Yule dos Banhos de Souza - Midiatecando: um guia para bibliotecários midiáticos

Professores: Andréa Falcão, Etiane Araldi, Felipe Barros, Helvio Jr., Jonas Lana, Luiz Felipe Oliveira, Marcelo Japiassu, José Marcelo Veloso, Milla Benício, Vanessa Mota

Organizadores: Andréa Falcão, Etiane Araldi, Jonas Lana

Normas do Curso: 
Calendário: 

Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS