Alunos realizam visita técnica ao Quilombo São José da Serra

Alunos do 3º período do curso Técnico em Informática para Internet do campus Eng. Paulo de Frontin realizaram visita técnica, no dia 09/05, ao Quilombo São José da Serra, localizado no distrito de Santa Isabel, em Valença (RJ).

A visita técnica, para a realização de trabalho de campo, constituiu uma das etapas da pesquisa em desenvolvimento na disciplina de Sociologia III do curso, ministrada pela professora Gabriela Kronemberger. “Neste trabalho de campo, buscamos investigar alguns elementos que se relacionam à identidade cultural desta comunidade como, por exemplo, a territorialidade, as formas de trabalho, renda e sustento, seus costumes e tradições, e, também, sua educação escolar. Para buscar tais informações, os alunos foram divididos em grupos temáticos e realizaram observação e entrevistas com os moradores e lideranças locais”, explicou a professora.

Ao chegar ao local, os estudantes foram recebidos por Antônio Nascimento Fernandes – conhecido como Toninho Canecão – líder da comunidade que, em sua fala de abertura, apresentou um pouco do histórico da comunidade. Toninho também conduziu as atividades do dia: visita à escola da comunidade e conversa com os alunos e as professoras; caminhada pelo território da comunidade, conhecendo o centenário Jequitibá, árvore que representa para os moradores a antiguidade da sua relação com o território; almoço no quilombo, cujo prato foi a “feijoada dos deuses”, como é chamada pelos moradores da comunidade; e encerramento com a roda de Jongo.