Estudantes ministram aula de informática para pessoas com mais de 40 anos

A aula inaugural da quarta edição do curso “Informática 4.0” do campus Pinheiral aconteceu no dia 08 de maio. A proposta da capacitação é atender a um público com mais de 40 anos que, muitas vezes, não se adaptam aos cursos convencionais. O curso, que vai até novembro de 2019, apresenta noções básicas de informática e tem foco no uso das redes sociais: Facebook e WhatsApp.

Alunos do curso Técnico em Informática são os instrutores do curso e contam com o apoio do professor responsável pelo projeto, Cristhiano Vasconcellos. Para Cristhiano, o projeto possibilita que a geração com mais de 40 anos tenha acesso a conhecimentos básicos voltados para as redes sociais. “O objetivo é atender a um grupo que deseja a inclusão digital” destacou. Cristhiano frisou, ainda, que as pessoas estão buscando, cada vez mais, a inserção no universo das novas tecnologias.

Para José Frederico de Almeida, de 67 anos, o curso foi uma oportunidade: “Eu sempre tive interesse pelo mundo tecnológico, mas confesso que estou desatualizado perante a nova geração. Com o curso, pretendo me inserir na web”, destacou. Já Ignácia Marques Barbosa, de 71 anos, destacou a importância da capacitação: “O curso possibilitará ter novos conhecimentos, visto que, hoje, quem não domina as novas tecnologias é excluído. Portanto, é preciso sempre está se atualizando”, concluiu.

Para Marcella Nascimento, monitora do curso e estudante do primeiro ano do curso Técnico em Informática, o projeto permite a troca de conhecimento e experiências. “Além de transmitir o que já sei, o projeto permite que eu também aprenda com eles. Esta troca proporciona a obtenção de conhecimento e enriquecimento social”, analisou.

O projeto conta com 10 monitores, estudantes do curso Técnico em Informática, sendo eles: Guilherme Fabiano Leite; Larissa Carvalho Rodrigues; Lucas Mesquita Gonçalves; Marcella N. Braga Marcelino; Maria Eduarda Cardoso Martins; Mayra Escobar Corrêa (1°ano) e, Bernardo Dantas Ortiz Nora de Oliveira; Camilla Emily Carneiro Alves; Erick Ribeiro Porto; Victor Gabriel Pereira Ramos (2°ano).

Colaboração: Filipi Meireles