Logo IFRJ

Reflexões sobre novas masculinidades no campus São Gonçalo

O campus São Gonçalo do IFRJ recebeu o professor de Geografia e influenciador digital Caio César para dialogar com a comunidade local no debate “Papéis de gênero em cheque: novas masculinidades e feminilidades”. O evento, que aconteceu no dia 20 de março, fez parte da programação do projeto Mês da Mulher.

 “A gente não delimita o que é machismo ou o que é misoginia. O debate vem para estimular os homens a sair dessa caixa tóxica, a ser mais sensível com as outras pessoas e pensar seus privilégios”, disse Caio ao explicar que os grupos reflexivos de gêneros são importantes por levar o debate do machismo a todos.

Para o professor, é preciso que o debate seja feito no dia a dia. “Não é uma aula sobre machismo ou racismo, por exemplo. Seja amigo dos seus alunos e preste atenção no que eles estão conversando”, falou ao ser questionado sobre como levar esse debate para dentro de sala de aula.

Caio provocou os homens presentes na plateia ao perguntar se é fácil ser homem. Para ele a masculinidade tóxica também os atinge há séculos, mas ainda mais as mulheres. “É preciso questionar os privilégios que nos cercam”, concluiu.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS