Discentes discutem sobre o desenvolvimento sustentável

Discentes do campus Pinheiral foram a voz do Brasil no “Fórum da Juventude: Agenda 2030 – Rio”, que debateu sobre os conflitos e os objetivos envolvendo a temática de desenvolvimento sustentável. Sarah Agnes de Souza Oliveira, Jonathan Batista Athaide, Maria Thaynara da Silva Miranda e Mateus Rabello Rocha, estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e em Meio Ambiente do campus Pinheiral, participaram do fórum que ocorreu no dia 20 de março, no campus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O técnico em Agropecuária Marlon Sarubi da Silva acompanhou o grupo.

O fórum fez parte dos diálogos locais e mesas juvenis, que tem a proposta de serem organizadas pela juventude da América Latina em todos os países do continente. Os fóruns locais são preparativos para o Fórum da Juventude da América Latina e Caribe, a ser realizado em abril, no Chile. O intuito dos fóruns locais é elaborar um documento oficial da juventude brasileira a ser encaminhada para o Fórum no Chile.

O “Fórum da Juventude: Agenda 2030 – Rio” é conduzido pela Coordenação de Juventude da ONG Defensores do Planeta. Outras pautas também estão entre as discussões do fórum, sendo as prioritários as seguintes: Educação de Qualidade; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Redução das Desigualdades; Combate às Alterações Climáticas; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; Parcerias e Meios de Implementação.

A participação dos discentes do campus Pinheiral no fórum ocorreu com o apoio do Comitê de Bacias do Médio Paraíba do Sul, presidido pelo professor José Arimathéa Oliveira, que também é pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Valorização de Pessoas e Sustentabilidade do IFRJ.

Colaboração: Greici Sousa.